Mais delegacias da Mulher até 2014

As mulheres pernambucanas passarão a ter mais delegacias especializadas. Ontem, durante solenidade de comemoração de 25 anos da primeira Delegacia da Mulher, inaugurada no número 632 da Avenida Rosa e Silva, Zona Norte do Recife, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, garantiu que mais sete unidades serão entregues até 2014.

Nestes 25 anos, outras seis unidades foram criadas no estado e, desde 2006, as delegacias já registraram mais de 34 mil ocorrências e enviaram mais de três mil casos à Justiça. Durante a cerimônia de aniversário foram homenageadas todas as delegadas que passaram pelo distrito policial desde a sua criação.

"Com a criação dessas especializadas, as mulheres ganharam voz e puderam ser ouvidas por órgãos realmente preparados para atendê-las", destacou na solenidade Wilson Damázio. Atualmente, sete unidades funcionam no Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Surubim, Petrolina, Caruaru e Garanhuns.

Durante o evento, que aconteceu no Paço Alfândega, foi lançada a cartilha ViolênciaDoméstica e Familiar contra a Mulher. Os 30 mil exemplares começarão a ser distribuídos no dia 1º de dezembro. A gestora do Departamento de Polícia da Mulher, Lenise Valentim, anunciou um projeto que vai promover uma parceria das delegacias com o Instituto Tavares Buril (ITB). "Esse acordo vai proporcionar que as vítimas sem identificação possam adquirir a documentação gratuitamente. Muitas mulheres procuram a polícia sem documentos porque os maridos queimam, rasgam ou escondem os papéis", disse. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 180.

Fonte: Diario de Pernambuco