Secopa apresenta Plano Diretor da Copa 2014

Em Sessão Especial na Assembléia Legislativa realizada nesta sexta-feira (19/11), o secretário Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo – Secopa, Ney Campello, apresentou as estratégias do Governo do Estado para a organização do Mundial de Futebol e da Copa das Confederações 2013, reunidas no Plano Diretor da Copa na Bahia. “É um planejamento para os próximos quatro anos, definindo objetivos e metas que precisam controlar, essencialmente, prazos, cronogramas e orçamentos”, explica Campello.

Projetos de infraestrutura e mobilidade urbana, e ações de capacitação e qualificação profissional despontam entre as prioridades na preparação para o Mundial. “Já existe consciência da população de que a Copa não é apenas futebol, torcida e clubes, mas uma estratégia de inclusão social e desenvolvimento econômico”, afirmou o titular da Secopa.

A expectativa é que a competição deixe um legado de benefícios para Salvador e todo o estado, fruto dos investimentos assegurados com a realização do evento esportivo. Na área de transporte público, por exemplo, o Governo Federal já deu aval positivo à liberação de R$ 567,7 milhões para a implantação de corredores de transporte metropolitano de alta capacidade com veículos sobre pneus na Região Metropolitana, entre Lauro de Freitas e Salvador.

Em se tratando da modernização e requalificação da rede hoteleira, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES disponibilizou uma linha de crédito no valor de R$ 1 bilhão, direcionada a empresários do setor. E a Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (17), medida provisória que trata de isenções fiscais para obras da Copa e um regime especial de tributação para construção, reforma, ampliação ou modernização dos estádios que serão utilizados nos jogos.

O estádio da capital baiana, inclusive, já está em fase de construção. Com capacidade para 55 mil pessoas, a Arena Fonte Nova terá 70 camarotes, restaurante panorâmico, museu do futebol, lojas, centro de negócios e mais de 1,9 mil vagas de estacionamento. Nesta semana, foram iniciadas as obras de terraplanagem do terreno e o próximo passo será a colocação das vigas de sustentação. Uma usina de pré-moldados funcionará na área do antigo ginásio Antônio Balbino, otimizando a montagem das estruturas.

Plenário lotado

A apresentação do Plano Diretor da Copa reuniu em torno de 250 pessoas, entre secretários de estado, deputados, vereadores, entidades sindicais, representantes de organizações esportivas, da Federação Baiana de Futebol, Superintendência dos Desportos da Bahia, Conselho Baiano de Turismo, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Ministério Público Estadual, Prefeitura de Salvador e Polícia Militar. Entre os parlamentares, os deputados federais do PCdoB, Daniel Almeida e Alice Portugal, o deputado estadual, Javier Alfaya, e a vereadora de Salvador, Olívia Santana. “Foi uma Sessão altamente representativa. E a Assembléia vai continuar cumprindo esse papel na luta para trazer a abertura da Copa para a Bahia”, afirmou o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), proponente da realização da Sessão Especial para debater a Copa do Mundo na Casa.

Para o parlamentar, o estado oferece condições do ponto de vista cultural, histórico e em termos de infraestrutura turística e capacidade hoteleira. “Além disso, a realização da abertura aqui fortalece todo o Nordeste por conta, especialmente, do aporte econômico e da geração de milhares de empregos”, destacou.

No encerramento da sessão, Álvaro Gomes anunciou a criação de uma comissão de parlamentares do Legislativo Estadual para conversar com o presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil, Ricardo Teixeira, que também preside a Confederação Brasileira de Futebol – CBF, e elaborar um documento para ser encaminhado à FIFA, ressaltando as vantagens da Bahia sediar o jogo inaugural. A decisão final sobre qual estado vai sediar a festa de abertura caberá, justamente, à entidade máxima do futebol mundial.

De Salvador,
Camila Jasmin, com Assessorias