Esportistas do Vale do Jaguaribe criam projeto contra as drogas

As drogas lícitas e ilícitas, com destaque para o Crack, têm cada vez mais ocupado o lugar da cultura, lazer e estudos da juventude do Vale do Jaguaribe. Diante dessa realidade, Gean e Diassis do Vale, dois lutadores de luta livre, uniram-se e criaram o projeto Vale Tudo contra as Drogas.

O projeto visa tirar a juventude das drogas e violência através da arte marcial. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras tem aulas de graça de Muay Thai das 19h às 21h. Cerca de trinta jovens, a maioria de famílias de baixa renda, são atendidos pelo projeto. Muitos deles não teriam condições de pagar os treinos caso fosse particular. As mensalidades variam aproximadamente entre R$25,00 e R$40,00.

Apesar de oferecer ajuda a jovens carentes, o projeto atualmente passa por dificuldades. Falta apoio financeiro para dar condições adequadas de espaço de treinamento. As aulas são ministradas no palco do teatro de Limoeiro do Norte, espaço disponibilizado quando não está ocorrendo outras atividades (único apoio que receberam).

Diassis do Vale tem o objetivo organizar uma associação que manteria o projeto e poderia lutar no futuro por um espaço próprio, com melhores condições. O atleta teme que, se essa condições continuarem, eles sejam obrigados a cobrar uma taxa mensal aos alunos, e assim alguns deixem de frequentar o projeto.

Vale tudo contra as drogas e pela e pela preservação da vida.


De Palhano,
Valdivino Neto (Membro União da Juventude Socialista (UJS), do Comitê Estadual e dirigente do PCdoB em Palhano)