Projeto alfabetiza catadores de lixo em Fortaleza

 Melhorar a condição social dos catadores de resíduos sólidos de Fortaleza e combater o analfabetismo são os principais objetivos do projeto de Extensão do campus de Fortaleza do IFCE ‘Alfabetização de Catadores: em busca de novos caminhos em Fortaleza – ALCA’, elaborado e coordenado pelo professor do Departamento de Química e Meio Ambiente, Gemmelle Santos.

Desenvolvido junto aos integrantes da Associação de Catadores do Jangurussu (ASCAJAN), a atividade ocorre todas as sextas-feiras e conta com a colaboração dos estudantes dos cursos Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processos Químicos. De acordo com Gemmelle Santos “o projeto deve se estender por aproximadamente 10 meses e, se for financiado novamente, alcançará outras associações de catadores existentes aqui na capital.”

Iniciado no último dia 22 de outubro, a iniciativa se tornou possível devido à aprovação do projeto ALCA no Programa de Apoio à Extensão Universitária – ProExt 2009. O ProExt tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior (IES) no desenvolvimento de programas e projetos de extensão que contribuem para a implementação de políticas públicas. Ao todo, cerca de R$ 19 milhões estão sendo investidos na extensão das IES, conforme edital de 2009.

Fonte: IFCE