Sem categoria

Irlanda: Pacote de maldades cobra fatura de governo em eleição

O partido de governo da Irlanda, Fianna Fail (FF), perdeu a eleição legislativa parcial no círculo de Donegal, no noroeste do país, e viu a sua maioria parlamentar minguar para apenas dois votos de diferença. Especialmente humilhante foi a a margem de vitória do oposicionista Sinn Fein (SF), que ganhou com 40% dos votos, contra 21% apenas do partido governamental.

O descalabro eleitoral do FF não foi surpresa, tendo em conta as veementes reações da sociedade irlandesa ao pacote de maldade imposto pelo FMI e União Europeia por meio do governo ao povo irlandês.

A vice-primeira-ministra Mary Coughlan reconhecia nesta sexta-feira (26) ser "evidente que Doherty vai ser eleito". Pearse Doherty é o candidato do Sinn Fein.

O desastre sofrido pela situação também se encontrava anunciado em várias pesquisas que, a nível nacional, atestavam a queda das suas taxas de popularidade para 17%. Embora a perda do círculo de Donegal não termine com a maioria parlamentar do FF, deixa-a reduzida a uma margem de dois votos, ainda por cima inseguros, porque dois deputados independentes foram eleitos na lista dos Verdes. E estes, sendo embora parceiros de coligação do FF, já anunciaram a intenção de retirar o seu apoio à atual coalizão governamental.

A votação do orçamento para 2011, que será submetida ao parlamento em 7 de dezembro, será a prova final da contestação que manifesta-se nas ruas e nos gabinetes do próprio governo.

Da redação, com agências