Sem categoria

Seminário alimentar define os desafios para os próximos anos

Depois de três dias de discussão, representantes de agricultores familiares, gestores públicos, associações e cooperativas finalizaram nesta sexta-feira (26) o 3º Seminário do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), realizado em Brasília, com a aprovação de uma carta que vai definir as diretrizes do PAA para os próximos anos. O documento contém as discussões das oito oficinas que debateram o programa.

São sete desafios que a carta propõe para o programa. Os desafios são a definição do marco legal do PAA, universalização, articulação com outros programas, aprofundamento da intersetorialidade, promoção da alimentação saudável e adequada, controle social e consolidação da gestão e operacionalização do programa. A carta servirá também para discussão na IV Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em novembro de 2011 em Salvador (BA).

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Crispim Moreira, avalia que o resultado do seminário atingiu o seu objetivo. “Construímos coletivamente uma carta que possui elementos trazidos pelo grupo gestor, pelos movimentos sociais, palestrantes e os debatedores que estiveram aqui conosco. A carta apresenta os desafios estratégicos para o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar] seguir avançando no seu próximo ciclo de 2011 a 2014, ser aperfeiçoado, ter escala e ir colaborando com a promoção da soberania alimentar, o direito à alimentação para todos os brasileiros”.

O encerramento do seminário contou com a presença da ministra de Inclusão Econômica e Social do Equador, Ximenas Ponce, que fez a apresentação de um programa similar ao PAA, que está sendo implantado lá com apoio técnico do MDS. O programa deve beneficiar inicialmente 16 mil agricultores familiares. “O programa é um marco da política de integração social que vai com certeza aumentar nos próximos, melhorando a segurança alimentar de milhares de pessoas.”

A importância da realização do seminário também foi bem avaliada pelos participantes. “Discutir a política do programa é essencial para todos. O PAA é um excelente programa. A gente vê, por exemplo, a criança receber uma boa alimentação na escola, que nem sempre pode receber em casa. É muito gratificante para quem trabalha nesse projeto ver esse resultado”, disse o presidente da Associação Regional de Apicultores de Mato Grosso, Osmar José Shelicknam.

O 3º Seminário do PAA reuniu, durante os três dias, cerca de 900 participantes de todos os estados. Além das oficinas temáticas, os agricultores familiares e gestores públicos conheceram experiências de sucesso com o PAA que tem melhorado a vida de milhares de pessoas, gerando trabalho, renda e soberania e segurança alimentar.

O evento foi promovido pelo MDS, MDA, Consea e Conab.