Sem categoria

Rússia e Catar vão sediar as de Copas de 2018 e de 2022

A Rússia e o Catar serão as sedes das Copas de 2018 e 2022. A escolha ocorreu nesta quinta-feira (2), em Zurique, na sede da Fifa, com os votos de 22 membros do Comitê Executivo. Joseph Blatter, presidente da entidade, anunciou os vencedores.

A Rússia será o primeiro país da Europa Oriental a organizar o torneio. O anúncio aconteceu sem a presença do primeiro-ministro Vladimir Putin, que decidiu não ir a Zurique por considerar a votação um "jogo de cartas marcadas".

A candidatura russa apresentou 16 estádios em 13 cidades. Moscou, palco dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980, terá quatro arenas. O estádio Lujniki, onde joga a equipe do Spartak e antigo estádio Central Lênin, será ampliado e deve receber a abertura e a final da competição.

Na época da União Soviética a força do futebol do país estava na Ucrânia e na Geórgia, repúblicas que se separaram com o golpe de 1991. O futebol russo revelou-se bastante fraco desde a extinção da União Soviética, tendo se qualificado para a fase final da Copa do Mundo apenas em 1994 e 2002 e jamais conseguiu classificação para os Jogos Olímpicos.

O Catar apostou em projetos milionários para convencer os membros da Fifa. O país, que organizou os Jogos Asiáticos de 2006, apresentou 12 estádios para receber a Copa do Mundo. A Arena de Lusail, com 86 mil lugares, será o principal estádio da Copa.

O Catar é o país-sede cuja seleção nacional de futebol é a pior qualificada no ranking da Fifa entre os concorrentes. Jamais se qualificou para uma Copa do Mundo e conquistou apenas dois títulos, das Copas do Golfo de 1992 e 2004, quando sediou o evento.

Os russos venceram Portugal/Espanha, Holanda/Bélgica e a Inglaterra. Para o Mundial de 2022, as candidaturas dos Estados Unidos, do Japão, da Coreia do Sul e da Austrália foram descartadas pelo Comitê da Fifa.

Da redação, com informações do Portal Copa 2014