Sem categoria

Sem-teto: É total falta de direitos humanos, diz Aziz Ab'Saber

Nesta sexta-feira (3) a Câmara Municipal de São Paulo completou 450 anos, e na sua porta a imagem de que a festa nesta cidade não é para todos. As famílias que trabalham para construir a riqueza de SãoPaulo e do País não conseguem ao menos uma moradia dígna para criar seus filhos.

O professor Aziz Ab'Saber visitou o acampamento das famílias sem-teto que foi montado na entrada da Câmara no dia 18 de novembro, com as famílias retiradas do prédio do INSS. Uma semana depois, dia 25, o acampamento aumentou.

Mais uma vez a justiça colocou na rua homens, mulheres e seus filhos, agora os sem-teto que ocupavam o prédio, também abandonado, de propriedade da Camargo Correia, na Av. Ipiranga.

"É total falta de inteligência depois de 450 anos ainda termos que conviver com uma situação destas. É total falta de direitos humanos", lamentou Aziz Ab'Saber, vendo as famílias e seus colchonetes e pertences, na porta da casa de leis da cidade mais rica do país.

As famílias sem-teto, têm passado por todo tipo de sofrimento com sol e calor, temporais, humilhação e a pressão constante da GCM e da Polícia Militar.

Até agora o prefeito Gilberto Kassab ainda não apresentou uma saída. A luta das famílias é por soluções definitivas. As verbas emergências além de insuficientes para todos, representam solução pontual. E os sem-teto não reivindicam moradia de graça, apenas projetos com financiamento que caiba no orçamento das pessoas que recebem de zero até três salários mínimos.

Na sexta-feira a GCM informou que a ordem é retirar os acampados do local. Na próxima terça-feira os representantes da Frente de Luta Por Moradia vão se reunir, mais uma vez, com representantes da Secretaria de habitação do "governo Kassab". Também no dia 7 de dezembro as famílias acampadas farão uma celebração de Natal às 17 horas.

Fonte: Frente de Luta por Moradia