Movimentos sociais com motores ligados

Os movimentos sociais encerram 2010 silenciando o discurso conservador que os apontam como desmobilizados e sem pauta diante do governo Lula. Nos meses de dezembro e janeiro, estudantes, mulheres e sindicalistas rurais estão em ritmo de debates intensos e reorganização para empurrar o governo Dilma no aprofundamento das mudanças, a partir de 2011.

Mulheres
Conhecidos pela disposição enérgica, os estudantes decidiram não parar mesmo no período de férias.

Organizados pela União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), os universitários amazonenses participam, no próximo dia 10, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Pré-Bienal de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O evento antecede a Bienal, que ocorrerá no Rio de Janeiro, entre 18 e 23 de janeiro de 2011.

Antes, de 14 a 17 do mesmo mês, representantes de centros acadêmicos do país inteiro participam do XIII Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE, cujo tema, “Nas ruas de hoje, o Brasil do amanhã”, denuncia o entusiasmo da juventude. Nesta quarta (8), o credenciamento das entidades que participarão do evento confirmará a presença da delegação de todos estados, inclusive do Amazonas.

Os secundaristas não ficam atrás. Sábado (11), ocorrerá mais uma etapa do Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (CONUMES) de Manaus. A atividade será realizada no auditório da reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e deve confirmar a reorganização da diretoria da UMES, que já foi um dos principais instrumentos das lutas estudantis. Em janeiro, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) promoverá o I Encontro Nacional de Grêmios Estudantes, que também deve contar com representantes amazonenses. Da capital e do interior.

UBM movimenta as mulheres

Segmento que tem evoluído seu grau de organização e participação, as mulheres aproveitam dezembro para refletirem sobre as políticas públicas que lhes são direcionadas. Sob promoção da União Brasileira de Mulheres (UBM), se encontrarão no auditório do hotel Taj Mahal, dia 10, a partir das 10h, no seminário “Avaliando o II Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres: Contribuições e Desafios.

Formação sindical no campo

A fim de conclamar os produtores rurais para a importância da união dos trabalhadores do campo na conquista de direitos e benefícios, o Sindicato Rural do município de Iranduba organizará, em janeiro, o curso de Formação Sindical. A iniciativa terá o aval da líder rural “Lúcia da Fetagri”, cuja experiência a levou a representar os produtores rurais nas eleições desse ano, quando foi candidata a deputada estadual.

De Manaus,
Anderson Bahia