Novelis fecha fábrica e deixa 350 desempregados na Bahia

O Sindicato dos Metalúrgicos e os trabalhadores da Novelis, que fica em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, foram pegos de surpresa nesta segunda-feira (6/12), quando a empresa anunciou que está encerrando as atividades da unidade. Em comunicado, a empresa que produz alumínio, alegou motivos financeiros para fechar as portas até o final de dezembro.

“Aumento dos custos de energia, a valorização do real nos últimos anos e a queda do preço internacional de alumínio levaram à perda de competitividade no mercado”, diz o documento divulgado pela Novelis.

Para os dirigentes sindicais, agora é hora de garantir o pagamento de todos os direitos rescisórios e a realocação dos cerca de 350 funcionários, sem contar os terceirizados, no mercado de trabalho. Outra situação preocupante é a dos sequelados. Ao todo são 53 funcionários que contraíram doenças ou sofreram acidentes no ambiente de trabalho. “Se esses trabalhadores receberem alta do INSS, eles vão trabalhar onde?”, questiona Luiz Vitório, diretor do Sindicato.

Segundo a entidade, a Novelis poderia ter buscado uma solução para os problemas apresentados. “Esse é o presente de Natal que a empresa dá aos empregados? E o seu papel social? É absurda a condução do fechamento da empresa, feita de forma silenciosa e por debaixo do pano, deixando centenas de famílias à míngua no final de ano. Nós já estamos denunciando esse caso à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego”, diz Aurelino Bispo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Candeias.

Eliane Costa, com informações da Ascom da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos da Bahia.