Salvador sedia Congresso Internacional da construção civil

Trocar experiências e traçar estratégias conjuntas para enfrentar a exploração e as más condições de trabalho em todo o mundo. Estes são os principais objetivos do XV Congresso da União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (UITBB), que acontece até a próxima quarta-feira (8/12), no Hotel Portobello, em Salvador.

O encontro reúne dirigentes sindicais do ramo da construção civil de 27 países da Europa, América Latina, Caribe e África, para debater questões relacionadas à saúde e segurança, qualificação profissional e ambiente do trabalho. Haverá ainda duas sessões especiais sobre migração de mão de obra e igualdade entre mulheres e homens. “Em nossas conversas o que percebemos que a situação dos trabalhadores da construção civil é bem semelhante em vários países. Na Europa ou na América Latina imperam a exploração, a informalidade e as más condições de trabalho”, informa o presidente do Sintracom Bahia, Raimundo Brito.

O presidente da FETRACOM-BA, José Nivalto, também ressalta a importância deste evento, no momento político atual que estamos vivendo, quando, na América Latina, as forças conservadoras estão sendo substituídas pelo avanço, a exemplo do Brasil, Uruguai, Bolívia, Argentina e Venezuela.

Além da troca de experiências das lutas gerais, a expectativa é que ao final do Congresso, seja definido um plano de lutas conjunto, principalmente em questões relacionadas à defesa da saúde, ações de combate aos acidentes de trabalho e a defesa da igualdade de gêneros.

O evento é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – FETRACOM-BA, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA e do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo – SINDMAR.

A UITBB é uma união composta por Federações nacionais e Sindicatos de trabalhadores nas indústrias de construção, madeira, materiais de construção e atividades conexas. É filiada à Federação de Sindicatos Mundial (FSM) e conta atualmente com 50 entidades filiadas, em todo o mundo.

De Salvador,
Eliane Costa com informações da Ascom do Sintracom Bahia