Sem categoria

Cúpula de vice-presidentes debate "atenção integral" ao povo

Os vice-presidentes do Peru, da Colômbia, da Venezuela, da Guatemala, de El Salvador e da Argentina; ministros do Panamá e de Cuba, e delegados da Bolívia, do Chile, do Paraguai e do Uruguai, estarão reunidos a partir desta quinta-feira (9) em Quito (Equador) na Primeira Cúpula de Vice-presidentes pela Democracia e a Solidariedade “América sem Barreiras”. A cúpula vai até sábado (11).

A reunião foi motivada pela Missão Solidária “Manuela Espejo”, realizada no Equador. Trata-se de um estudo médico-científico para determinar as causas das deficiências e para conhecer a realidade bio psico social dessa população, do ponto de vista biológico, psicológico, social, clínico e genético, com o fim de delinear políticas governamentais que abranjam várias áreas, como saúde, educação e assistência social. O governo do Equador enviou equipes médicas a regiões do país que nunca tiveram tal assistência, oferecendo um serviço importante à população e ao mesmo tempo permitindo este mapeamento para o estabelecimento de novas políticas. Médicos cubanos participaram da missão.

A missão despertou o interesse dos 12 países que se reúnem na cúpula de vice-presidentes e o vice-presidente do Equador, Lenín Moreno, propõe que a região implemente uma política que promova a atenção integral a todas as pessoas com deficiências.

Atenção integral

“Atenção integral”, precisou Moreno, “sob um olhar que garanta os direitos dos setores mais sensíveis e negligenciados da América Latina, assim como o fortalecimento da democracia com uma visão solidária entre os países irmãos”.

Na sexta-feira passada, Moreno agradeceu, em ato público, o apoio de Cuba na conclusão da Missão de Solidariedade Manuela Espejo, após 487 dias de trabalho duro em todos os cantos do país.

Na conclusão do primeiro estudo psicossocial, pedagógico e clínico-genético no Equador, agradeceu os 314 médicos e especialistas cubanos "que decidiram ir além das fronteiras da sua revolução e vieram para nos ajudar no Equador", disse Moreno.

"Não poderíamos fazer isso sem vocês", disse o vice-presidente equatoriano na ocasião aos médicos da ilha. Moreno também ressaltou o apoio do líder cubano Fidel Castro, o presidente, Raúl Castro e o presidente venezuelano Hugo Chávez na Missão.

Da redação, Luana Bonone, com informações da Prensa Latina