Sem categoria

PC do Uruguai encerra 29º Congresso em clima de unidade

Encerrou-se às 21 horas deste domingo, 5, o 29º Congresso do PCU denominado “José Massera” em homenagem a um importante matemático e científico uruguaio que foi dirigente do Partido. Desde sexta-feira mais de 600 delegados de todos os cantos do Uruguai debateram, no Platense Patin Club, em Montevidéu, os rumos da política uruguaia.

PC do Uruguai - Camilo Wuhl (PCU)

O ginásio teve sua pista central transformada em plenária e seu labirinto de salas sem reboque, onde normalmente ocorrem treinos esportivos, assistiram a uma demonstração daquilo para o que os comunistas uruguaios não precisam treinar: o debate.

Cinco comissões debateram de forma franca e direta os rumos do PCU. As polêmicas em nenhum momento deram espaço à crise e se desenvolveram em um clima de fraternidade. Para quem assistiu o evento foi chocante ler as páginas dos grandes jornais como “El País”, que vaticinavam uma feroz disputa entre os comunistas e postulantes ao cargo de secretário-geral, (que corresponde ao presidente), e assistir ao profundo caráter unitário do Congresso dos comunistas uruguaios do começo ao fim.

Unidade e ampliação das forças do partido e do movimento social por mais mudanças foram as bases das resoluções.

Em entrevista concedida no final do Congresso ao jornal La República, o senador Eduardo Lorier, secretário-geral do PCU, afirma: “todos aqueles avanços, todos aqueles êxitos que tem tido nosso governo, todas aquelas conquistas para nossos trabalhadores, para a população mais pobre, os avanços em matéria de direitos, tanto no primeiro governo da esquerda como no que decorre deste, devem ser aprofundados, caso contrário podemos é retroceder e é neste aspecto que temos diferenças com a política econômica.”

Defesa do governo Mujica, da unidade da Frente Ampla e exigência de aprofundamento nas mudanças, foram a tônica dos debates.

Ao final do Congresso os comunistas uruguaios elegeram, em votação direta e aberta que levou várias horas, os 65 titulares e 35 suplentes do Comitê Central que se reunirão, no final da semana seguinte, para escolher a nova Comissão Política e o futuro secretário-geral.

O Congresso teve a presença do PCdoB, representado por Walter Sorrentino, Secretário Nacional de Organização, e por mim, Daniel Sebatiani, da Comissão Nacional de Formação e Secretário de Formação do PCdoB do Rio Grande do Sul.

O PCU conta com o senador Eduardo Lorier, dois deputados e um suplente na titularidade e a Intendenta, (governadora de província), de Montevidéu, região que reúne em torno da metade da população uruguaia, Ana Oliveira, além de vários ediles,(deputados de província), em todo o país, bem como participação no ministério do Presidente Mujica e vários outros postos de governo.

De Montevidéu,
Daniel Sebastiani