Vereadores do PCdoB concedem Salva de Prata para Vai-vai
Em sessão solene comovente, Vai-vai recebe Salva de Prata de vereadores do PCdoB
Publicado 08/12/2010 11:15 | Editado 04/03/2020 17:18

O Bixiga esteve em festa na noite desta segunda-feira, dia 6 de dezembro. Componentes da escola, moradores do bairro, admiradores do samba estiveram na sede do Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai para homenagear os oitenta anos da escola, completados em 2010. O evento foi idealizado pelos vereadores do PCdoB, Jamil Murad e Netinho de Paula, que entregaram à Vai-Vai a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo.
A solenidade foi marcada pela reverência às personalidades da escola, como dona Saturnina, Osvaldinho da Cuíca e a veterana porta-bandeira China retratadas no documentário Vai-Vai: 80 anos nas ruas, de 2010, e que foi apresentado na sessão solene. “É preciso preservar a história de resistência desta agremiação que teve nomes como Livinho e Henricão, este foi o primeiro rei momo negro nos anos 80”, afirmou Jamil.
O presidente Darly Silva, o neguitão, exaltou a velha-guarda como o símbolo da trajetória de vitórias e resistência da Vai-Vai. “A velha-guarda começou há 80 anos o processo desse turbilhão chamado Vai-vai. A nossa escola é reconhecida pela garra e beleza. Pela bateria pulsante, comunidade empolgante e pela fidelidade dos componentes ao pavilhão”, definiu.
De geração em geração
O vereador Netinho de Paula (PcdoB) lembrou dos tempos em que integrava o grupo Negritude Junior e fez várias apresentações na quadra da Vai-vai. “Fiz parte de uma geração que revolucionou o movimento musical motivado por essa escola”, disse referindo-se aos grupos de pagode que fizeram sucesso nos anos 90. Netinho ainda agradeceu aos moradores do Bixiga por ter sido o senador mais votado no bairro.
Outro parlamentar presente ao evento foi o vereador José Police Neto (PSDB) que saudou a Vai-Vai e o PCdoB. “Aqui é o encontro de dois universos seculares, a Vai-Vai e o PCdoB, que tem 88 anos de história. O PCdoB busca socializar os meios de produção enquanto a Vai-vai socializa a alegria. Quero dizer aqui que a história dessa escola é maior que a nossa capacidade de homenageá-la”, discursou Police Neto.
Arena Vai-Vai
Integrante há 30 anos da Vai-Vai, Jamil Murad conseguiu na ocasião uma inconfidência pública do vereador Police neto, que é líder do prefeito Kassab na Câmara dos vereadores. Instigado pelo comunista, Police revelou aos presentes que as conversações do poder público sobre o carnaval paulistano incluem, como prioridade, uma “Arena Vai-Vai”.
Jamil completou dizendo que a construção de uma quadra no Bixiga é o anseio da comunidade. “É um sonho e precisa ser no Bixiga, perto da comunidade”, ressaltou. Neguitão disse que a realização desse sonho é para dar mais dignidade a comunidade. “Nossa escola é a mais antiga concorrendo ao titulo do carnaval, é a mais vitoriosa e a que mais tem simpatizantes e componentes. Mas falta concretizar esse anseio de termos nossa quadra”, finalizou.
Além da entrega da salva de prata, foram homenageadas personalidades da escola que receberam pratos comemorativos aos 80 anos.
Fonte: Site do vereador Jamil Murad