Sem categoria

Serys Slhessarenko substitui Ideli na relatoria do Orçamento

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) será a nova relatora do Orçamento do ano que vem. A atual relatora, Ideli Salvatti (PT-SC), deixará o cargo por ter sido indicada pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, para o Ministério da Pesca.

A informação foi confirmada por Serys, que está em Cancun, n o México, onde participa da conferência do clima (COP-16). Por telefone, a senadora disse que conversou nesta quinta-feira (8) com os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e o do Planejamento, Paulo Bernardo, quando foi convidada para assumir o cargo.

O anúncio, segundo ela, será feito quando retorna ao Brasil. É a segunda vez que o Orçamento muda de relator depois que o senador Gim Argello (PTB-DF) deixou a relatoria acusado de envolvimento em esquema de emendas parlamentares no Orçamento de 2010 para favorecer empresas fantasmas. Segundo denúncias publicadas na grande mídia, Argello destinou R$ 1,4 milhão para a realização de eventos culturais e de turismo.

Na terça-feira (7), ele deixou o cargo e foi substituído pela senadora Ideli Salvatti que tomou café da manhã nesta quinta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. O vice-líder do governo no Congresso, Gilmar Machado (PT-MG), confirmou as informações de Serys. Segundo ele, com a indicação de Ideli ao Ministério da Pesca, a permanência dela na relatoria se tornou inviável.

"Ela foi escolhida ministra ontem — e como vai administrar o Orçamento? Para evitar qualquer problema no Orçamento 2011, estamos fazendo essa mudança, a contragosto, mas não tem jeito", explicou. Segundo ele, o anúncio será feito na próxima semana.

A Comissão Mista do Orçamento vai analisar e votar primeiramente os relatórios setoriais para depois oficializar a subtituição, de acordo com Machado. O calendário elaborado pelas lideranças da base prevê a aprovação do Projeto de Lei do Orçamemento da União para 2011 até o dia 22.

Da Redação, com informações da Agência Brasil