Senado: Inácio Arruda solicita envio de representante ao FSM 2011

Em discurso nesta quinta-feira (09/12), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) solicitou à Mesa do Senado, por meio de requerimento, que a Casa envie um grupo de senadores para participar do Fórum Social Mundial de 2011, a ser realizado em Dakar, no Senegal. O senador lembrou que o Brasil já abrigou várias edições do evento.

"Recebemos o mundo inteiro seguidas vezes para debater as situações críticas em que a economia e as questões sociais são tratadas pelos principais dirigentes mundiais. É a área social, é o movimento social interagindo, se unindo, e o parlamento brasileiro, o Senado da República, não pode ficar ausente de um debate tão largo como o realizado no fórum social mundial", afirmou Inácio Arruda.

O senador também pediu ao Ministério da Educação mais apoio aos milhares de estudantes africanos que estudam no Brasil. Inácio Arruda disse que 1.500 estudantes africanos estudam na Universidade Estadual do Ceará e em várias escolas privadas de ensino superior na capital, Fortaleza. A maioria desses imigrantes é oriunda de famílias pobres e precisam de apoio do governo brasileiro para conseguirem estudar. Ele sugeriu inclusive a criação de um tipo de Prouni para os estudantes vindos da África.

"Acho que esse é o caminho para darmos uma solução mediana a um problema crucial. Eu falo de Fortaleza, mas isso ocorre em Recife, em São Luís, em Salvador, no Rio de Janeiro, em Porto alegre, em São Paulo. Por isso, eu faço esse registro. Que a gente possa, através do nosso Ministério da Educação, encontrar o caminho para os estudantes africanos que estão desejosos de uma formação superior no Brasil e têm encontrado muitas dificuldades", disse.

Inácio Arruda também elogiou o Senado pela realização da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, encerrada nesta quinta (9). O senador pediu que esse evento continue sendo realizado todos os anos pela Casa.

"Considero nossa responsabilidade, responsabilidade de quem tem uma tribuna, de quem tem o poder e de quem tem uma representação do estado brasileiro", declarou o senador.

Leia aqui a íntegra do pronunciamento

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda