Sem categoria

Projeto Sábado Resistente lembra o AI-5 e homenageia Bacuri

O projeto Sábado Resistente de dezembro homenageia Bacuri, esse herói brasileiro, que ousou desafiar a ditadura e não cedeu aos torturadores, protegeu seus companheiros e mostrou uma fibra nunca vista naqueles duros tempos de repressão política e de mortes de brasileiros e brasileiras. O Grupo Teatral Arlequins fará apresentação de fragmentos da peça "Os Filhos da Dita".

O projeto "Sábados Resistentes", promovido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e pelo Memorial da Resistência de São Paulo, é um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964.

Os "Sábados Resistentes" têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de liberdade, igualdade e democracia, fundamentais ao ser humano.

Neste sábado, o evento lembra o Ai-5 e homenageia Bacuri. Eduardo Collen Leite, o Comandante Bacuri, passou 106 dias nas mãos dos torturadores mais tenebrosos e nada informou para os carrascos. Nem mesmo seu nome ele confirmou.

A atividade acontece a partir das 14h, com as boas-vindas. Às 14h15 haverá palestra com a jornalista Vanessa Gonçalves, que promete revelações surpreendentes sobre a vida de Eduardo Leite.

Exibida às 15h30, a peça de teatro "Os filhos da Dita" – com direção de Sérgio Santiago – mostra toda a barbárie do Ato Institucional n°5.

PROGRAMAÇÃO

14h00 – Boas-Vindas
Kátia Felipini (Museóloga – coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação – Ivan Seixas (Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum Permanente de ex-Presos e Perseguidos Políticos/SP)

14h15 – Homenagem ao Comandante Bacuri
Palestra com a jornalista Vanessa Gonçalves com revelações surpreendentes sobre a vida de Eduardo Leite

15h30 – Apresentação de fragmentos da peça "Os Filhos da Dita"
Grupo Teatral Arlequins (Direção: Sérgio Santiago – Elenco: Ana Maria Quintal e Camila Scudeler)

15h30 – Debate com a jornalista Vanessa Gonçalves e elenco da peça "Os Filhos da Dita"

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar
11 de dezembro, das 14h às 17h30