Aeroviários de SP organizam novo protesto para próxima terça

Os aeroviários realizarão um protesto, na terça-feira (dia 14), às 6 horas, no portão da Líder Táxi Aéreo, em Congonhas. Reginaldo Alves de Souza, Mandu, presidente do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo, que coordenou pela bancada dos trabalhadores as negociações com os patrões ontem (dia 8), disse que o motivo da manifestação é contra a posição da empresa de oferecer apenas 4,2% de reajuste, que corresponde a 70% do INPC.

A categoria discute a convenção coletiva deste ano. O clima entre os trabalhadores – aeroviários e aeronautas – é de indignação e vamos votar indicativo de greve a partir do dia 23, disse Mandu.

As duas categorias também deverão rejeitar na assembléia de segunda-feira (dia 13), os 6,08% oferecidos pelo Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas). “Os 6,08% correspondem à inflação do período, sem aumento real. Desde 2008, as companhias vem andando em céus de brigadeiro e tiveram lucros três vezes acima do PIB (Produto Interno Bruto), conforme estudo do Dieese”, declarou Mandu.

Os trabalhadores reivindicam 13% para reajustar salários e 30% para todos os pisos da categoria e a luta pela manutenção da data-base de 1º de dezembro.

Fonte: Portal da CTB