IFCE: Convênio prevê mestrado em enogastronomia

Como desdobramento da missão à Itália que o reitor Cláudio Ricardo Gomes de Lima realizou em maio deste ano, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Ca’ Foscari da Itália celebrarão, na segunda-feira (13/12), às 10h30min, convênio de colaboração para o desenvolvimento de atividades de cunho científico, didático, de pesquisa e de informática. Um dos pontos frisados pelo convênio é a realização do programa de pós-graduação em nível de mestrado na área de enogastronomia.

O mestrado proposto é focado na análise da combinação entre gastronomia e vinho, sob os diferentes aspectos culturais, com o objetivo de proporcionar conhecimentos e competências necessárias para a capacitação de um profissional de qualidade no campo da enogastronomia. No próximo ano o Instituto Federal prevê a participação de quatro docentes da instituição no referido curso.

Na segunda-feira, o representante da universidade italiana, Roberto Stevanato, fará visita às instalações do IFCE, participará de reunião com professores do programa de pós-graduação e de um evento gastronômico organizado por alunos da Tecnologia em Hotelaria, sob coordenação da professora Rúbia Valério. Na terça (14/12), visitará os laboratórios do campus de Limoeiro do Norte, dentre eles o de panificação, acompanhado pela gerente de ensino, Lucivânia Monte. Todas as ações terão o suporte e a tradução realizados pela professora Valônia Oliveira, do campus de Acaraú.

Fonte: IFCE