PCdoB/CE: Alunos e professores debatem o papel da Universidade

 As universidades brasileiras precisam de maior mobilização para um projeto de País. Essa foi uma das principais conclusões do debate que reuniu, este sábado (11/12) na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (FEAAC-UFC) em Fortaleza, o secretário nacional de Juventude do PCdoB para as universidades, Júlio Velozo, e diversos professores e estudantes universitários, filiados ou não ao partido.

Participaram da mesa de discussões o Secretário de Educação de Maranguape, Gilvan Paiva, o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luís Antônio, e o professor Luiz Drude de Lacerda, do Labomar-UFC e da Academia Brasileira de Ciências.

Todos os participantes concordaram quanto à necessidade de uma maior mobilização da comunidade universitária para a discussão e a efetivação de colaborações da academia a um projeto de país. “Os alunos têm que voltar a pensar no País, não só no dia a dia da universidade”, afirmou o professor Luiz Drude, apontando que, no geral, a gestão dos departamentos universitários “ainda é muito conservadora”. “A acomodação é brutal. Temos uma grande massa crítica, mas temos que mobilizar, para tirar esse povo dessa inércia”, acrescentou.

Júlio Velozo, por sua vez, destacou a necessidade de mais celeridade nos projetos de pesquisa. “O caso do submarino nuclear brasileiro, por exemplo, é muito preocupante. O projeto vem se arrastando há muito tempo. E recentemente anunciou-se, em tom de comemoração, que deve levar mais dez anos. É preocupante”, afirmou. “A cada dois anos, anuncia-se um adiamento de cinco anos”.

Já o professor Luís Antônio ressaltou a importância do debate para a modificação dessa realidade. “A gente queria ver mais a universidade fazendo momentos como este”, destacou, concordando que a universidade “está um pouco desmobilizada”, mas enfatizando os grandes avanços conquistados pela academia durante o Governo Lula, com a expansão das atividades e a criação de novos campi. “A expansão tem problemas, mas ou faz assim, ou não faz. Ainda bem que veio a expansão”.

Presidente da União da Juventude Socialista no Ceará, Flávio Vinicius, defendeu a construção de uma universidade comprometida com um projeto nacional. “Infelizmente, o desenvolvimento do País ainda está longe do pensamento da universidade. A extensão, que poderia fazer a universidade enxergar de frente os problemas do País, ainda é muito frágil”.

O secretário de Organização do PCdoB cearense, Abel Rodrigues, também participou do encontro sobre luta de ideias e universidade. O partido defende três eixos principais de atuação: além da luta de ideias, o Partido atua na frente institucional/eleitoral e ainda junto aos movimentos sociais.

De Fortaleza,
Dalwton Moura