50 anos: Labomar receberá homenagem da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza nesta quinta-feira (16/12), sessão solene em comemoração aos 50 anos do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará. A homenagem foi proposta pelo deputado Dedé Teixeira e pelo presidente da Comissão da Ciência e Tecnologia, deputado Roberto Cláudio. A solenidade acontecerá às 14h30min, no auditório Almir Pinto e Abelardo Costa Lima, do Complexo das Comissões.

Durante o evento serão entregues placas comemorativas ao Reitor Jesualdo Farias, ao Prof. Manuel Furtado, Diretor do Labomar, aos ex-diretores Prof. Luis Parente Maia (hoje diretor acadêmico), Prof. Melquíades Pinto Paiva (fundador) e Prof. Jader Onofre de Morais.

O Labomar foi inaugurado em dezembro de 1960 como Estação de Biologia Marinha. Transformou-se em Laboratório de Ciências do Mar em decorrência da reestruturação da Universidade em 1969, mantendo os mesmos objetivos de realizar pesquisa e extensão pesqueira em Ciências Marinhas Tropicais. Em 18 de dezembro de 1998 foi aprovada uma nova transformação, desta vez para Instituto de Ciências do Mar, através da qual o Labomar adquiriu competência regimental para ministrar cursos de graduação e pós-graduação, mantidas as características de instituição multidisciplinar voltada para a pesquisa, ensino e extensão.

Atualmente o Labomar está equipado com 12 laboratórios nas áreas de estudo de Oceanografia (Geológica, Biológica, Química e Física), Pesca e Prospecção, Microbiologia Ambiental e do Pescado e Análises de Impactos Ambientais e de Contaminação do Ambiente Marinho e Costeiro. A partir de 2007 foram criados os cursos de graduação em Oceanografia, com início no segundo semestre de 2008 e o Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais, que iniciou atividades no primeiro semestre de 2008.

Fonte: Portal da UFC