Sem categoria

Diplomação de Dilma Rousseff será restrita a 250 convidados

Está marcada para as 17 horas desta sexta-feira (17) a cerimônia de diplomação da primeira mulher eleita presidente da República, Dilma Rousseff, e também de seu vice, Michel Temer. A diplomação será no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, em solenidade restrita aos convidados. A diplomação atesta a vitória nas urnas dos eleitos. A partir daí, eles se tornam aptos para tomar posse no dia 1º de janeiro de 2011, no Congresso Nacional.

Estão convidadas cerca de 250 pessoas, entre autoridades, familiares e amigos, mas somente 100 deles ficarão no Plenário, devido à limitação do espaço. Os demais convidados assistirão à cerimônia no auditório do TSE, no segundo andar do edifício-sede.

As primeiras autoridades a ocuparem seus lugares no Plenário são os ministros da Corte. Em seguida, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, faz a abertura da sessão solene. A partir de então, Dilma Rousseff e Michel Temer entram no Plenário e ouvem, junto com os convidados, a execução do Hino Nacional.

No próximo passo, o ministro Lewandowski entrega o diploma à presidente eleita e, em seguida, ao seu vice. Dilma Rousseff deve fazer um breve discurso e logo após o presidente do TSE encerra a sessão solene, também com um rápido pronunciamento. Os diplomados receberão os cumprimentos em salão ao lado do Plenário.

Antes de serem diplomados, os candidatos eleitos devem atender a alguns requisitos exigidos pela Lei Eleitoral. Entre eles, a aprovação das contas da campanha eleitoral. No caso de Dilma Rousseff e Michel Temer, as contas foram julgadas pelo Plenário do TSE na última quinta-feira (9), e aprovadas com ressalvas. Os ministros estabeleceram correções a serem feitas por parte dos eleitos, mas as correções não comprometem a prestação de contas e não acarretam a sua rejeição.

Os diplomas dos eleitos para outros cargos – governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital – serão entregues pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado. A diplomação também segue um calendário específico para cada estado. Muitos TREs também realizarão nesta sexta-feira a cerimônia de diplomação.

De Brasília
Com informações do TSE