Sem categoria

Maia acha natural outras candidaturas a presidente da Câmara

Questionado sobre a possibilidade de outros partidos lançarem candidatos para a Presidência da Câmara, o deputado Marco Maia (RS), atual presidente e candidato indicado pelo PT para concorrer ao cargo, disse que “faz parte do jogo democrático” e é legítimo os partidos procurarem candidaturas alternativas.

O comentário, feito nesta sexta (17) à Rádio Câmara, refere-se ao descontentamento de outras legendas sobre a hegemonia do PT e PMDB que fecharam um acordo pelo qual os petistas indicariam o candidato para o primeiro biênio da próxima legislatura e os peemedebistas indicariam o nome para os dois últimos anos.

Segundo as principais agências de notícias, os partidos de esquerda articulam outros candidatos. São citados os nomes de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ou Júlio Delgado (PSB-MG).

Marco Maia disse que vai trabalhar para conseguir o apoio de todos os partidos. “Vamos conversar com todos os partidos para apresentar nossa plataforma e tentar convencê-los de que o melhor para a Câmara dos Deputados é ter um candidato de consenso e que respeite a proporcionalidade, dando espaço para que todos os partidos possam participar ativamente do processo democrático”, disse.

Segundo ele, o PT construiu um processo maduro e uma discussão política que mostrou sensibilidade de todos os deputados para chegar ao consenso. “Isso arma o PT para os debates e negociações que vamos ter com todas as legendas, os acordos que vamos fazer daqui pra frente”, argumentou.

Cautela

O presidente da Câmara também demonstrou cautela ao comentar o processo de articulação que tem pela frente. “Para mim é uma satisfação ter sido escolhido pelo partido, mas isso não significa ainda uma vitória”, considerou.

Ele lembrou que, apesar de o PT contar com a maior bancada eleita para a próxima legislatura (88), os cerca de 45 dias que antecedem a disputa pela Presidência da Câmara compreendem um momento de muita articulação política, até que se possa fazer valer a vontade do PT de realmente consolidar a indicação de um nome para o cargo.

De Brasília,
Iram Alfaia com informações da Agência Câmara