PCdoB/Sobral realiza plenária de avaliação das eleições

O Comitê Municipal do PCdoB de Sobral realizou nesta noite da última quinta-feira (16/12), uma plenária com militantes, filiados, simpatizantes e amigos. O objetivo do encontro era fazer um balanço das eleições 2010 e discutir os desafios para o próximo ano.

Joan Edessom, vice-presidente do partido em Sobral, fez a abertura da plenária abordando a crise internacional do capitalismo, seus reflexos no Brasil. O comunista falou também da vitória de Dilma à Presidência da República, destacando a participação do PCdoB desde os primeiros momentos de construção e apoio desta candidatura. Joan fez referência à participação dos comunistas na coordenação da campanha vitoriosa e na elaboração do programa de governo, o que deve implicar também na participação no primeiro escalão do governo, como já aconteceu nos dois mandatos do Presidente Lula.

Joan também destacou a vitória dos comunistas nas disputas majoritárias e proporcionais em que a legenda participou, dobrando a bancada comunista no Senado com a eleição da Senadora Vanessa Graziotim pelo Amazonas, além de quinze deputados federais, dezoito deputados estaduais, distribuídos em treze estados da federação e projetando centenas de lideranças no processo eleitoral de 2010.

Na apresentação do balanço, foi destacada também a grande vitória dos comunistas cearenses. Além de contribuir com a vitória de Cid Gomes no primeiro turno, o PCdoB elegeu dois deputados federais e manteve sua cadeira na Assembleia Legislativa, atuando também de forma intensa para a derrota daquele que por um longo período foi considerável imbatível: o ex-governador por três mandatos e atual senador Tasso Jereissati.

Diante dos resultados alcançados, a plenária em Sobral apontou também alguns desafios presentes, como a consolidação do Partido na cidade e na região e um maior protagonismo político, na perspectiva de que o PCdoB de Sobral conquiste seu espaço na batalha eleitoral de 2012. Dentre as questões postas pela plenária estão a reorganização e o fortalecimento das bases partidárias; ampliação da militância; uma discussão maior sobre as questões que afetam a cidade e diretamente a população sobralense; a necessidade de realizar seminários sobre as frentes de atuação partidária; definição antecipada do projeto eleitoral de 2012 para construção das condições políticas e eleitorais para o partido ocupar maiores espaços políticos na cidade.

Na sexta-feira (17/12) o Comitê Municipal do PCdoB de Sobral realizou uma confraternização na sua sede, que fica próxima à Praça do Patrocínio. A mobilização para o evento vinha sendo feita desde o início da semana e a ideia foi reunir os dirigentes, militantes, filiados, simpatizantes e amigos, para agradecer o apoio durante este ano e fazer uma congratulação com todos.

De Sobral,
Miguel Silva