PCdoB/Sobral rebate acusações contra Ministério dos Esportes

Diante das denúncias envolvendo o PCdoB e o Ministério dos Esportes comandado por Orlando Silva, com repercussões na cidade, o Secretariado do Comitê Municipal de Sobral aprovou nota em defesa do partido e dos comunistas. Leia a seguir a íntegra do documento:

A verdade prevalecerá, a calúnia será derrotada

Há duas semanas o Partido Comunista do Brasil é alvo de uma cerrada campanha que lhe movem setores da grande mídia, patrocinada inicialmente pela revista Veja, à qual fizeram coro outros órgãos da chamada “grande imprensa”.

Tal campanha se dá num momento em que o PCdoB experimenta um vigoroso crescimento em todo o país e se prepara para disputar eleições em importantes cidades brasileiras, com destaque para diversas capitais; é o momento em que o PCdoB dirige o Ministério dos Esportes, às vésperas da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

Tais ataques ao PCdoB têm origem nas calúnias de um policial militar do DF, preso no ano passado, processado pelo Ministério dos Esportes, e que não apresentou nenhuma prova das suas “denúncias”.

Em Sobral, fazendo coro a esta parcela da grande mídia, algumas pessoas, por desconhecimento ou má fé, divulgaram a notícia de que o PCdoB no município estaria envolvido em um “suposto esquema”, e que o Ministério dos Esportes teria “beneficiado”, através do programa Segundo Tempo, uma “rede de militantes”, dando a entender que filiados ao partido teriam se beneficiado diretamente de recursos do ministério.

É verdade que o município de Sobral foi beneficiário do Programa Segundo Tempo e é verdade que os camaradas que atuam na Secretaria Municipal de Esportes se esforçaram para aprovar os projetos junto ao Ministério dos Esportes. Consideramos que, ao fazê-lo, estes camaradas deram enorme contribuição ao desenvolvimento social do município. O programa em Sobral, considerado pelo Ministério e pelos seus avaliadores externos como dos mais exitosos no país, beneficia diretamente mais de 6.000 crianças e, desde 2003, teve todas as suas prestações de contas aprovadas, estando já no seu quinto convênio.

O Programa Segundo Tempo é o maior programa social em Sobral, com presença em todos os distritos e em todas as escolas públicas municipais, além de diversas escolas da rede pública estadual de ensino.

O Programa Segundo Tempo teve início na gestão do Prefeito Cid Gomes, passou pela gestão de Leônidas Cristino e continua na gestão de Veveu Arruda, sempre como uma referência de política pública de sucesso, cabendo à Secretaria de Esportes a sua gestão e execução.

O PCdoB de Sobral se orgulha de, através dos seus militantes que atuam na área do esporte, ter contribuído para a implementação e para o sucesso do Programa Segundo Tempo no município.

O PCdoB tem uma história de nove décadas que se entrelaça com a história do Brasil republicano, pautando toda a sua existência em defesa da democracia e da soberania nacional, e sobreviverá a mais esta furiosa campanha de desmoralização que lhe fazem, tal como no passado procuraram o seu fim, através das perseguições, da tortura e do assassinato de centenas dos seus militantes e dirigentes.

Tal como não conseguiram derrotá-lo no passado, não o farão agora, utilizando as armas da calúnia, da perfídia, da acusação leviana e sem provas.

O Comitê Municipal do PCdoB de Sobral repudia veementemente tais acusações e, caso elas persistam, tomará as medidas judiciais cabíveis para responsabilizar aqueles que o acusam sem provas, na única tentativa de desmoralizá-lo e aparecer como vestais da ética e da moral para a população.

A mentira e a injustiça não triunfarão.

Sobral, 24 de outubro de 2011
Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil