Sem categoria

Latino-americanos solidarizam-se com estudantes de Porto-Rico

“Vamos unir nossas vozes em solidariedade aos estudantes de Porto Rico”, clama documento da Rede Nacional de Círculos Bolivarianos.

A rede de Círculos Bolivarianos denuncia o aumento de mensalidades promovido pelo governo de Porto Rico, chamado “Estado Livre Associado” aos Estados Unidos. Em conjunto com o Movimento Cubano pela Paz e Soberania dos Povos, a Rede considera a medida arbitrária e denuncia também a violação da imunidade dos campi universitários, com repressão violenta sobre estudantes e outros aliados dos protestos contra o aumento das mensalidades.

Confira a íntegra do documento:

“Enquanto o mundo se prepara para celebrar o comercializado feriado de Natal, no final do ano, advém uma outra festa comercial em Porto Rico: o governo da colônia, eufemisticamente chamado de Estado Livre Associado, decidiu dar aos estudantes e ao povo de Porto Rico em geral um disparado aumento das mensalidades da universidade, fazendo com destes estudos um luxo de muito difícil acesso para a maioria da população.

O Movimento Cubano pela Paz e Soberania dos Povos vê com preocupação como as autoridades coloniais tentam impor essa medida arbitrária, pois violam a imunidade dos campi e utilizam métodos violentos de repressão contra os estudantes e simpatizantes, como diversos sindicatos e associações comerciais que apoiam as suas justas reivindicações.

Ante estes fatos, os povos da América Latina e do resto do mundo não podem permanecer impassíveis, pois mais uma vez se ameaça a paz na bela terra de Betances*, com a cumplicidade silenciosa da metrópole, que permite também a ação de grupos paramilitares, sob a aparência de empresas de segurança. A metrópole impõe medidas que prejudicam a paz e a estabilidade de todo um povo, sob o pretexto da crise econômica que o mundo enfrenta e da necessidade de reforma e melhorias na tecnologia, os mesmos argumentos utilizados nos anos oitenta, quando protestos semelhantes foram realizados com os mesmos fundamentos.

Não repressão dos estudantes porto-riquenhos!

Não à militarização das universidades do país irmão!

Fim da ocupação de Porto Rico pelos Estados Unidos da América!”

*Herói nacionalista de Porto Rico

Da redação, Luana Bonone, com infomrações de CubaDebate e AIN