Natal Daqui: Paz e alegria no Pirambu

Na última quinta-feira (23/12), no Parque Costa Oeste, em Fortaleza, centenas de moradores do Grande Pirambu vivenciaram o primeiro “Natal Daqui”, com apresentações de musicais e teatro. Durante o evento foram sorteados cestas básicas e brinquedos.

Natal de comunidade carente Fortaleza - Vinícius de Oliveira

Com o cenário do Pastoril montado, as pessoas aos poucos se aproximavam e perguntavam a que horas iria começar a festa. Logo a quadra do Parque foi ocupada pelas crianças que, atentas, escutaram a história do Pastoril, do Grupo Grapel (Cristo Redentor). Com dança, o Grupo encenou a chegada do menino Jesus e o duelo dos pastores. A mensagem narrada pela coordenadora do Grapel, Núbia Costa, sinalizava a reflexão sobre o verdadeiro sentindo do Natal. “Essa data não é só presente, nem Papai Noel. O verdadeiro espírito natalino deve ser o sentimento de amor e solidariedade, com o nascimento de Jesus”, considera.

As crianças do Coral Vozes da Esperança, de Caucaia, emocionou o público com as cantigas natalinas enquanto o Grupo de Teatro Garajaú de Maracanaú levou névoa, bom humor, música e dança animando os presentes. Para o Coordenador do evento, Nildo Sobral, o Pirambu merece ter um Natal com qualidade e que leve a alegria para a comunidade. “Ficamos felizes em ver que as pessoas estão satisfeitas e a nossa luta é em prol de melhoria para essa comunidade”, comemora.

 Noite feliz para os moradores

Com a chegada do Papai Noel, as crianças ficaram eufóricas. Muitas correram, outras foram nos braços dos pais, ganharam bombons e tiraram fotos com o “bom velhinho”. “Estou muito emocionada porque o meu filho só viu o Papai Noel na televisão”, disse dona Lúcia Maria. O “Natal Daqui” também garantiu um espaço para comercialização de comidas e bebidas e isso proporcionou uma renda extra para vários ambulantes que levaram produtos para vender. O senhor Adelmo Ferreira ficou surpreso pela quantidade de batatas fritas que havia comprado e na metade da festa já estavam acabando. “Comprei 25 quilos de batatas, nem começou a festa direito e já vendi tudo. Se eu soubesse, tinha comprado mais".

Após a apresentação lúdica, os moradores também dançaram ao som do cover do Michel Jackson, da cantora de MPB Beth e do grupo Fullzoeira. A ONG Centro de Incentivo a Vida já prevê organizar o próximo “Natal Daqui”, assim como outras atividades que já realizam como o Pirambu Festeiro. A ideia é que em 2011 o show natalino tenha mais novidades e consiga proporcionar o mesmo momento de paz e
alegria deste ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação do “Natal Daqui’