Sem categoria

Cid Gomes anuncia secretariado para segundo mandato no Ceará

O governador reeleito do Ceará, Cid Gomes (PSB), anunciou os novos nomes que farão parte do seu novo secretariado nesta segunda-feira (27). Alguns secretários permanecem nas pastas e outros nomes comporão o seu “staff”. Toda a movimentação política feita por Cid Gomes tem como objetivo assegurar uma tranquila base parlamentar e comprometer os partidos que lhe dão sustentação com as ações de governo.

O atual Secretário de Saúde, Arruda Bastos (PCdoB) é um dos que continuarão a integrar a equipe governamental do Ceará. O trabalho que vem sendo feito desde 2007, ainda na administração do também comunista João Ananias – eleito deputado federal – foi reconhecido com a confirmação de sua permanência na pasta.

Além de Arruda Bastos, também permanecem nos cargos Arialdo Pinho (Casa Civil), Ivo Gomes (Chefia de Gabinete), Izolda Cela (Secretaria da Educação), Mauro Filho (Secretaria da Fazenda), René Barreira (Ciência e Tecnologia), César Pinheiro (Recursos Hídricos), Ivan Bezerra (Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico), Fernando Oliveira (Procuradoria Geral do Estado), Bismarck Maia (Turismo) e Edgar Linhares (Conselho Estadual de Educação).

Cid Gomes incluiu algumas novidades na sua equipe com clara sinalização política. A mais evidente é a presença do deputado estadual Gony Arruda na Secretaria de Esporte. Eleito pelo PSDB, que, segundo Cid, não foi consultado, Arruda é um dos quatro deputados tucanos que pretendem divergir da orientação partidária de fazer oposição ao governo estadual. O governador também assegurou a permanência do deputado Teodoro Soares, também do PSDB, cuja base principal é Sobral e a região norte do estado, berço político de Cid Gomnes.

Outra indicação importante é a do suplente de deputado estadual do PDT, Evandro Leitão, para a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social. O partido elegeu quatro deputados estaduais, entre eles Heitor Férrer, que pauta sua atuação como opositor ao governo estadual, seja ele qual for. Com o PDT no secretariado Cid assegura maior apoio parlamentar.

Ainda no plano partidário, Cid Gomes convocou três dos cinco deputados estaduais eleitos pelo PT e manteve nas mãos do partido a liderança do governo, que será exercida por Antonio Carlos Freitas, suplente da coligação e que será efetivado. As secretarias das Cidades, de Desenvolvimento Agrário e Cultura serão dirigidas por deputados petistas que se licenciarão dos mandatos.

Nova composição

Com esse movimento, a composição da bancada governista na Assembleia Legislativa sofre uma pequena alteração: o PT perde dois deputados, enquanto o PMDB e o PRB ganham dois cada. Estes dois partidos dirigirão também secretarias. O PMDB estará à frente da Secretaria de Recursos Hídricos, da Controladoria Geral e do Conselho de Políticas de Meio Ambiente. Já o PRB terá o ex-deputado federal Flávio Bezerra à frente da Secretaria de Pesca e Aquicultura, a ser criada.

Cid Gomes fez ainda uma clara sinalização de priorizar a segurança pública. Depois de apostar no delegado da Polícia Federal, Roberto Monteiro, durante seu primeiro governo, quando foi implantado o programa Ronda do Quarteirão e ampliado o número de policiais e da infraestrutura da segurança, o governador entrega a tarefa para o Coronel Francisco Bezerra, com quem trabalha desde que foi Presidente da Assembléia Legislativa no início dos anos 1990. Já para a Secretaria de Justiça e Cidadania foi indicada Mariana Lobo, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará.

Os nomes dos titulares da Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), da Secretaria do Planejamento e da Corregedoria da Polícia (a ser criada) não foram divulgados nesta segunda-feira.