Presidente do PCdoB/CE avalia novo secretariado de Cid Gomes

Após o anúncio do novo secretariado do Governo Cid Gomes, feito na tarde desta segunda-feira (27/12), Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual do PCdoB analisou o novo cenário político no Estado.

Cid e o PCdoB

Para o comunista, o Governador Cid Gomes procurou aliar vários critérios para montar seus novos gestores. “Um dos critérios foi o da competência. A maioria dos secretários anunciados veio do primeiro governo. Outro critério é a representação política dos partidos. E nós que fazemos parte do PCdoB nos sentimos contemplados pela manutenção de Arruda Bastos na Secretaria de Saúde do Estado, uma das mais disputadas e estratégicas”, considera. Patinhas acrescenta ainda um terceiro critério que considera ter sido avaliado por Cid Gomes para a composição dos novos secretários: ampliar a representatividade dos partidos aliados. “Além de PSB, PT, PMDB e PCdoB que já estavam juntos desde o primeiro mandato, Cid Gomes incluiu representantes do PDT e do PRB. Com isso, Cid terá mais apoio para governar”, avalia.

O dirigente informa que o PCdoB foi um dos primeiros a se reunir com o Governador. “Nossa conversa aconteceu de forma positiva. Houve uma identidade de propósitos em relação tanto ao primeiro quanto ao segundo governos. Concordamos com os avanços alcançados nos últimos quatro anos e também com a perspectiva de que é preciso ir além em relação à administração anterior em áreas importantes como a Saúde, a Educação, a Segurança Pública em outras áreas sociais”.

Para Carlos Augusto, o anúncio dos novos secretários foi visto de forma positiva. “Nos trouxe uma boa expectativa. Estávamos tranquilos em relação à confirmação do nome de Arruda Bastos pois temos a certeza de que foi executado um bom trabalho, iniciado por João Ananias, à frente da Secretaria de Saúde”.

Em busca de avanços

O presidente estadual do PCdoB considera que o segundo governo de Cid Gomes alcançará voos ainda maiores. “Cid dará continuidade ao seu governo pautado pela marca da competência. Com a ajuda da presidente eleita Dilma Rousseff, não tenho dúvidas de que o Ceará dará passos ainda maiores para o desenvolvimento do Estado e para uma melhor qualidade de vida do cearense”. Além disso, acrescenta Patinhas, estes próximos anos serão de uma oposição enfraquecida. “As eleições nos permitem visualizar este cenário. O PSDB deverá continuar em declínio. Além disso, percebemos o crescimento e o fortalecimento das forças mais avançadas no Estado”, analisa.

2010 vitorioso

Para Patinhas, o ano de 2010 foi de muitas vitórias. O dirigente cita a atuação do PCdoB durante as eleições com as vitórias da Presidente Dilma Rousseff (PT), Cid Gomes (PSB) Governador, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) Senadores, a derrota de Tasso Jereissati (PSDB) no Senado, além de dobrar a bancada comunista cearense na Câmara Federal com as vitórias de Chico Lopes e João Ananias e a manutenção da cadeira na Assembleia Legislativa com o deputado estadual Lula Morais. “Com a permanência de Arruda Bastos como Secretário de Saúde do Estado, fechamos o ano com ‘chave de ouro’. Trabalharemos para atuar politicamente no sentido de reforçar nossa parceria com Cid Gomes e com o próprio PSB e buscaremos preparar o PCdoB para os grandes desafios políticos e administrativos que surgirão nos próximos anos”, projeta.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Saiba mais em:

Arruda Bastos comenta nomeação e desafios para próximos anos

Chico Lopes: “Secretariado confirma Governo Cid no caminho certo”

Perfil dos novos secretários