Sindicato dos Comerciários/Fortaleza repudia abusos na FETRACE

A diretoria do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza emitiu nota de repúdio à condução que o grupo majoritário na Federação dos Trabalhadores em Comércio e Serviços do Ceará (FETRACE) vem dando à entidade. A posição foi aprovada na última reunião da direção sindical e o Vermelho/CE publica abaixo a íntegra da nota.

NOTA DE REPÚDIO À CSD

Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza vem, através desta, repudiar as atitudes tomadas pelo grupo da CSD – Corrente Socialista e Democrática – que compõe a diretoria da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço do Estado do Ceará – FETRACE.

Queremos tornar público a nossa preocupação com os rumos da nossa Federação a partir da postura adotada por este grupo, que hoje é majoritário na direção, e, por isso, vem tratando os demais diretores e diversos sindicatos filiados com intransigência e truculência.

Esta corrente, por estar fortalecida politicamente em virtude da atual conjuntura, vem sobrepondo sua vaidade e seus interesses individuais e grupais, à entidade, onde, na realidade, deveria primar pela unicidade sindical sem, obviamente, ferir a democracia.

Dentre muitas arbitrariedades praticadas pela CSD, chegando até a prejudicar suas entidades filiadas, a mais nova foi a expulsão de dirigentes da FETRACE, em um processo totalmente antidemocrático, rasgando o estatuto da entidade para satisfazer vaidades pessoais e criando um clima de divisão onde deveria existir união.

Estatuto: ART. 19º Os diretores da FETRACE estão sujeitos, também às penalidades de advertência, suspensão e eliminação, pela mesma sistemática a ser aplicada aos sindicatos filiados, na forma deste Estatuto.

Portanto, os diretores, assim como acontece com os sindicatos, deveriam ser comunicados previamente sobre a acusação que lhes foi feita, tendo direito a defesa e, após os prazos estabelecidos pelo estatuto, o processo deveria ser enviado para uma comissão de ética que apresentaria o parecer à Plenária Estadual para deliberar. Ainda assim, caberia recurso e uma nova Plenária. Contudo, nada disso aconteceu.

Desta maneira, o que nos resta é a decepção e a indignação por toda a falta de respeito e responsabilidade deste grupo que age à sua maneira sem pensar nas consequencias de seus atos e, principalmente, colocando em segundo plano aquilo que é mais importante, a luta pelo bem estar dos trabalhadores e trabalhadoras representados pelos sindicatos e pela Federação.

Mais uma vez reafirmamos que a FETRACE, nos últimos anos, vem se tornando uma entidade desagregadora, quando, na verdade, deveria buscar a unidade de seus filiados, todavia, sempre respeitando a pluralidade sindical e a diversidade política. Porém, infelizmente, ao invés de superar as divergências com o diálogo e o companheirismo, toma atitudes autoritárias baseadas em artimanhas que visam apenas a manutenção do poder e a continuidade de uma política controladora e excludente.

Parece que este grupo esqueceu que sindicatos, federações, centrais e confederações de trabalhadores existem para defender os interesses de suas bases, de suas categorias, acima de interesses individuais e grupais. Este é o nosso papel, esta é a nossa premissa. Portanto, é importante salientar que “poder” é algo temporário, nada é para sempre, e o que hoje está no comando, amanhã poderá estar na base e, nem por isso, deve deixar de lutar por respeito e dignidade.

São por todos estes fatos que o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza solicita o apoio e a solidariedade do movimento sindical para combatermos juntos as práticas autoritárias e descabidas deste grupo. Só assim evitaremos a divisão, o enfraquecimento e o descrédito inevitável da nossa FETRACE.

Fortaleza, 27 de dezembro de 2010

Sindicato dos  Comérciários de Fortaleza