Sobral: Agentes de Trânsito mantêm indicativo de greve

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (SINDSEMS), Célio Brito anunciou, na última quarta-feira (29/12), em pronunciamento após Assembleia Geral da categoria, que está mantida a greve da categoria dos Agentes de Trânsito de Sobral para o iniciou de 2011.

Após varias tentativas de negociação, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Sobral, Célio Brito, confirmou em pronunciamento na sede do Sindicato que não houve acordo entre a categoria e a prefeitura de Sobral e a categoria promete retomar a greve para o iniciou de 2011. As deliberações foram aprovadas na assembleia geral da categoria, realizada na manhã da última quarta-feira (29/12), na sede do Sindsems, após a Prefeitura de Sobral apresentar negativa a todas as reivindicações apresentadas.

A categoria atendeu ao pedido da justiça que decidiu na audiência de conciliação na última sexta-feira (24/12), em suspender a greve. Em virtude disto, estabeleceu o dia (28/12), como data para a Prefeitura de Sobral apresentar resposta objetiva às reivindicações dos trabalhadores do trânsito. Em cumprimento as determinações da audiência de conciliação, a Prefeitura de Sobral enviou por escrito e no prazo estabelecido pela justiça, todos os aspectos levantados na pauta de reivindicações da categoria, negando todas as reivindicações da categoria.

Diante de mais uma negativa da Prefeitura de Sobral, e da tentativa de negociação da categoria, a iniciativa de greve se torna a única saída para os trabalhadores, uma vez que o diálogo com o poder local está inviabilizado e sem nenhuma possibilidade de avanço.

Para o Agente de trânsito Wair Camelo "Nossa intenção é adequar a remuneração do Agente de Trânsito a suas especificidades e complexidades, por meio da gratificação de atividade de trânsito e do adicional de insalubridade, para assegurar melhores salários, mas, principalmente melhores condições de trabalho, que atualmente são péssimas”, afirma.

Por todo o dia (29/12), a diretoria executiva do Sindicato esteve reunida com a categoria dos Agentes de Trânsito analisando a conjuntura de negociações e definindo cronograma de mobilizações, onde o comando de greve anunciará a paralisação das atividades, até que a Prefeitura de Sobral se proponha efetivamente a negociar as reivindicações e não simplesmente ignorá-las.

Segundo Célio Brito, presidente do Sindsems, “Os agentes de trânsito, tem a clareza que é fundamental oferecer à população um serviço de qualidade, mas consideram que para isto é fundamental a valorização dos servidores e a garantia dos seus direitos” defende o sindicalista.

O Sindsems que representa os Agentes de Trânsito, mais uma vez demonstra que sempre buscou o diálogo para evitar maiores transtornos à população, sem, no entanto obter uma maior sensibilização por parte do poder local e lamenta que o atual prefeito e futuro ministro dos portos, Leônidas Cristino, deixe a prefeitura sem a menor consideração por estes trabalhadores tão importantes para a vida da cidade, deixando para o próximo gestor que assumirá em primeiro de janeiro um ônus significativo.

A greve, que terá início num ato público, seguirá todos os trâmites legais que preceitua a legislação, com o mínimo de 30% dos funcionários trabalhando.

Fonte: SINDSEMS