Sem categoria

Ministro não vê motivos para STF reavaliar caso Battisti

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou neste domingo (2) que não vê motivos para o Supremo Tribunal Federal (STF) reavaliar a decisão do ex-presidente Lula de negar a extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti.

"Não há por que a decisão do presidente Lula ser atacada do ponto de vista de sua validade ou judicialidade", disse Cardozo.

Ele afirmou que não falava pelo Supremo, mas que fazia a avaliação como jurista.

Segundo Cardozo, que assumiu o cargo neste domingo, Lula agiu "em estrita consonância" com a decisão do STF sobre o caso.

O ministro elogiou o parecer da AGU (Advocacia Geral da União), utilizado por Lula para manter Battisti no Brasil e disse que não teme possíveis retaliações do governo italiano.

"É uma decisão soberana. Não creio que possa comprometer nossos laços de profunda amizade com a Itália. Os italianos são nossos irmãos."

Fonte: Folha.com