Grupos mantêm viva a tradição de Reisados em Fortaleza

Em grandes espaços públicos ou de porta em porta, no meio da noite, grupos de Reisados mantêm viva a tradição de louvar o Menino Deus. O folguedo do ciclo natalino é apresentado em vários pontos de Fortaleza, até 6 de janeiro, Dia de Reis. O Reisado do Escuta, os Brincantes do Cordão do Caroá, o Reisado SESC Nossa Senhora da Saúde, Brincantes, Reisado São Miguel e Reisado Manoel Messias são alguns dos grupos que podem ser vistos.

Os Brincantes do Cordão do Caroá, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, vão fazer apresentação nesta quinta-feira (06/01), 18h, nos jardins da Reitoria. A Festa de Reis deste ano contará com participação do Reisado SESC Nossa Senhora da Saúde, Boi Ceará (do Mestre Zé Pio), Brincantes do Mercado Velho, e de dois convidados de Juazeiro do Norte: Reisado São Miguel, do Mestre Valdir, e Reisado Manoel Messias,do Mestre Cicinho.

Com 10 anos de atividades, o Cordão do Caroá tem em sua composição estudantes de graduação e pós-graduação da UFC, além de participantes da comunidade externa. O mestre de Reisado do Cordão, Paulo Henrique Leitão, informa que o grupo e os outros reisados convidados sairão, depois da festa, em cortejo pelas ruas do bairro Benfica. Estudioso da cultura popular, Paulo Henrique aprofundou suas pesquisas na área e defendeu dissertação de mestrado intitulada "A história das práticas culturais e educativas no reisado do Congo em Juazeiro”, em setembro, na Faculdade de Educação da UFC.

No bairro Pici, há 21 anos surgiu o grupo de Reisado que hoje faz parte do Espaço Cultural Frei Tito de Alencar (Escuta). Depois de abrir os festejos de Reis, no último dia 2, com apresentação no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Reisado do Escuta prossegue realizando cortejos nas madrugadas do Pici até o dia 5. No Dia de Reis (06/01), às 19h, o ciclo de Natal será encerrado com Reisado, Pastoril e Bumba-Meu-Escuta-Boi. O evento acontece no palco do Espaço Cultural Frei Tito de Alencar, à Rua Noel Rosa, 150, Pici – Fortaleza.

Lúcia Vasconcelos, da Coordenação do Escuta, informa que nessa segunda-feira, o Reisado passou pelas ruas da comunidade Entrada da Lua. Nesta terça-feira, o cortejo será na comunidade do Feijão. Quarta-feira, eles irão à Universidade de Fortaleza e à comunidade Beco Tranqüilo. No dia 6 tem a festa na sede do Escuta. Os brincantes levam instrumentos e vestem roupas coloridas, com influências africanas e portuguesas. “Os homens usam túnicas e as mulheres vão de saias rodadas e lencinhos nos cabelos”, diz Lúcia.

Em uma noite, eles chegam a visitar trinta casas, diz Leonardo Sampaio, também da Coordenação do Escuta. E mesmo que uma seja vizinha à outra é preciso uma cantoria exclusiva para cada uma delas. “Todos gostam muito”, diz Leonardo. Ele comenta que, no Pici, a maioria das famílias veio do interior, onde a tradição do Reisado é muito forte. O trabalho com cultura popular foi iniciado no Escuta a partir do contato com senhoras interioranas que começaram a ensinar os jovens do Pici a cantar as músicas de Reisado. A tradição passada de geração a geração vai se renovando e se mantendo, garante Leonardo.

Fonte: Agência da Boa Notícia