Amazonas leva mais de 90 estudantes para Bienal da UNE

Mais de 90 estudantes amazonenses embarcam para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira. Eles participam da 7ª Bienal de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (UNE), Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) e Encontro Nacional de Grêmios. “São três atividades importantes para nosso Estado. Será uma forma de trocar experiência com estudantes de vários estados”, afirmou a coordenadora geral do Circuito Universitário de Cultura e Arte no Amazonas, Beatriz Calheiros.

Para a Bienal, o Amazonas vai levar dez trabalhos. Dois na categoria mostra artística – um musical e outro teatral; um filme, na Categoria Audiovisual, e sete para o Simpósio de Iniciação Científica (Mostra de Ciência e Tecnologia), sendo dois trabalhos orais e cinco banners.

Na área musical, a banda Cabocrioulo será a representante do Estado; Já a coordenadora de audiovisual do Cuca, Gabriela Cativo, apresentara o vídeo “Reconstituição – o primeiro do último dia” e a Companhia de Teatro Vitória Régia vai encenar a peça “O que era e o que não deveria ser”.

Cultura Amazonense
O cantor e compositor Chico da Silva é um dos convidados para a Bienal, que este ano homenageia o samba com o tema: “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. Chico fará uma dobradinha com a Cabocrioulo na Mostra de Música, que acontece dentro do festival.

Coneb
O Coneb é o principal fórum de discussão do movimento estudantil brasileiro e acontece paralelo à Bienal da UNE. Educação, Cultura, Comunicação, cidadania, trabalho, política são alguns dos temas previstos no evento.

Encontro Nacional de Grêmios
Organizado pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), o Encontro Nacional de Grêmios acontece de 15 a 18 de janeiro. Entre os temas do evento estão o financiamento da educação por meio do Pré-Sal, a Lei do Grêmio, Democracia na Escola, Ensino Técnico e Ciência, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio.

De Manaus,
Mariane Cruz