Piauienses se destacam no CONEB e na Bienal da UNE 

Mesmo depois de uma viagem cansativa, os representantes do estado chegaram à capital fluminense ávidos por darem sua contribuição. 

Foram aproximadamente 36 horas de viagem para percorrer os 2.603 quilômetros que separam a capital piauiense do Rio de Janeiro. Nem mesmo o desconforto de passar quase 2 dias dentro de um ônibus tirou a animação dos representantes do estado no CONEB e na Bienal da UNE.

Durante o final de semana, os estudantes participaram ativamente dos debates do 13º Conselho Nacional de Entidades de Base. Foram 38 delegados piauienses, que deram a sua contribuição nas deliberações. O CONEB aprovou que o Congresso da UNE deste ano acontecerá em Brasília e que poderão ocorrer eleições diretas de delegados em cada IES.

Paralelamente, ocorreu o Encontro de Grêmios Estudantis que também contou com representação piauiense, liderada por Laís Cristine Araújo, coordenadora da UMES.

A Bienal da UNE começou há 2 dias e já mostra porque é o maior evento de movimento estudantil da América Latina. O Piauí participa com 5 trabalhos aprovados na Mostra Artística. De acordo com Gardiê Silveira, um dos artistas piauienses a participar da Bienal e coordenador do Cuca da UNE no estado, nesta quinta-feira (20) o coletivo OlhoMundo fará a sua intervenção. “Pintaremos um painel de 3 x 4m no terreno da antiga sede da UNE. Faremos uma reconstrução, em tela, da então fachada do prédio”, afirma.

Alojados no Morro da Mangueira, os piauienses têm participado de todas as atividades, mostrando que têm muito a contribuir com a construção de debates para a juventude brasileira. “Temos nos integrado muito bem com os estudantes do país inteiro. Nossos representantes aqui então felizes em poder participar de mais uma edição histórica da Bienal. Certamente, voltaremos para casa com uma bagagem intelectual a mais”, conta Gardiê.

Da redação do Vermelho no Piauí