Salvador: PCdoB quer implementação de políticas para a juventude

O debate sobre políticas públicas para a juventude requer um espaço próprio para se pensar em sua formulação e implementação. Esse é o entendimento da vereadora Olívia Santana (PCdoB), que sugere ao prefeito João Henrique, através do Projeto de Indicação nº 266/10, convocar a Etapa Municipal da II Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude.

Para Olívia Santana, as conferências de juventude têm sido ferramentas importantes para auxiliar a elaboração e execução de políticas no país, voltadas aos jovens.

“É preciso estreitar a relação entre a Prefeitura e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e implementação das políticas públicas de juventude em Salvador”, reforça a vereadora. Ela acrescenta que a juventude deve ser tratada com mais respeito, “oferecendo-lhe mais dignidade e assegurando-lhe acesso e oportunidades em variados aspectos”.

Ao justificar a indicação feita ao prefeito, Olívia Santana informa que a II Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude foi convocada em 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, também já convocou a Etapa Estadual da II Conferência Nacional, marcada para ocorrer de 27 a 29 de maio deste ano. Assim, faltaria apenas a convocação pela Prefeitura. “As etapas municipais ocorrem entre janeiro e fevereiro de 2011”, completa Olívia.

Segundo a vereadora, dados do último censo realizado pelo IBGE apontam para o crescimento do número de jovens no Brasil, principalmente nas aéreas urbanas. “Temos que considerar a importância que os milhões de jovens possuem para a nossa sociedade”, diz.

Com informações do Portal da Câmara de Vereadores de Salvador