Encontro debate Segurança e Combate à Violência nos Estádios

“Não existirá anonimato no Estádio Presidente Vargas”, avisou o Secretario de Esporte de Fortaleza, Evaldo Lima.

Encontro sobre violência nos estádios

O titular da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) de Fortaleza, Evaldo Lima, participou na última sexta-feira (14/01), do "I Encontro sobre Segurança e Combate à Violência nos Estádios de Futebol". O evento, aberto ao público, aconteceu no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio).

Dentro da programação, às 15 horas, o secretário Evaldo Lima compôs a mesa, ao lado do Secretário de Esporte do Estado do Ceará, Gony Arruda, para discorrer sobre “O papel das Secretarias de Governo no cumprimento do Estatuto do Torcedor e no planejamento para a Copa do Mundo de 2014”. O debate teve como mediador o Dr. João de Deus Duarte Rocha, Promotor de Justiça e membro do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor).

Na oportunidade, Evaldo Lima enfatizou que o fomento a uma cultura de paz nos estádios trata-se de uma demanda urgente. “É para ontem, é para já, é para agora. Não é possível esperarmos a Copa de 2014 para a construção de uma nova realidade nos estádios”. O secretário ainda enumerou as características do Novo Estádio Presidente Vargas (PV) de prevenção e coibição de práticas violentas. “Não existirá anonimato no Estádio Presidente Vargas. O equipamento, após a reforma, contará, por exemplo, com 150 câmeras de monitoramento, e sistema de controle de acesso com catracas eletrônicas que identificam o torcedor por foto e dados cadastrais. Maus torcedores poderão ser identificados e localizados facilmente dentro do estádio”.

Ouça aqui as explicações sobre a segurança no novo Estádio Presidente Vargas

O encontro foi uma realização do Ministério Público do Estado do Ceará, através do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDETOR), com o apoio da Federação Cearense de Futebol, Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), Secretaria de Esporte do Ceará (Sesporte), Secretaria estadual extraordinária da Copa de 2014.

Fonte: Secel