Maranguape: Músico ganha bolsa para estudar na França

O maranguapense Robson Oliveira de Lima, que é Trompista, foi um dois quatro cearenses selecionados pelo Conservatório de Artes Integradas de Briançon (CEAB) para o ano letivo 2011/2012, como parte do projeto Briançon, Tempo de Brasil. Robson é Servidor público concursado como Monitor de Música do Núcleo de Cultura da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (FITEC).

Músico Maranguapense Robson Oliveira de Lima

O trompista foi selecionado para a categoria B, de formação pedagógica, instrumental e teórica, voltada para músicos com idade até 28 anos que já atuam como professores contratados em projetos musicais apoiados por prefeituras ou escolas de música do Ceará. Dessa forma o projeto procura contribuir para o aprimoramento do nível de ensino musical no Ceará.

O processo seletivo teve início no dia 21 de outubro, onde 33 candidatos participaram de uma audição no Departamento de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob a coordenação do violoncelista cearense Fernando Lage, professor concursado da instituição francesa. No dia seguinte, 11 pré-selecionados foram entrevistados pela comissão. Em seguida, a gravação da audição e a entrevista dos pré-selecionados foi enviada para o conservatório francês, onde uma comissão, formada pelo diretor e professores do CEAB e por representantes da Associação de Pais de Alunos do Conservatório de Briançon, selecionou os quatro instrumentistas.

Saiba Mais

No Conservatório de Briançon, cidade localizada na região dos Alpes franceses, os jovens músicos cearenses serão preparados, no ano letivo que começa em setembro de 2011 e termina em junho de 2012, para a obtenção do diploma de nível médio Certificat de fin d'études musicales. Além do aperfeiçoamento artístico em um ambiente de alto nível musical, os bolsistas cearenses vão aprender o idioma francês e viver uma rica troca de experiências com outros jovens instrumentistas e suas famílias francesas, que os hospedarão.

O Projeto Briançon, Tempo de Brasil

O projeto teve início em 2006, numa iniciativa do violoncelista cearense Fernando Lage, professor efetivo do CEAB e há mais de 20 anos residente na Europa. Conta desde o início com a parceria do conservatório francês, a Comunidade de Municípios da Região de Briançon e a Associação de Pais e Alunos do Conservatório de Briançon (APEC). Em 2009, passou a ser realizado pela Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE), que dá suporte local para a seleção dos bolsistas, auxilia os selecionados nos trâmites legais e logísticos da viagem, e já para o ano letivo 2009/2010 passou a contar com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil.

Fonte: Prefeitura de Maranguape