Sem categoria

Sindicato protesta contra morte de 4 metalúrgicos em SP

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes vai acompanhar a apuração do acidente que matou quatro trabalhadores metalúrgicos e levou à internação de outros três no último sábado, na Cromo Speedy — empresa de cromação e niquelação na zona sul.

Na segunda-feira, os diretores José Silva, Luís Carlos de Oliveira (Luisinho), coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador) do sindicato, e o técnico em segurança Adonai Ribeiro estiveram na porta da empresa para conversar com trabalhadores e reafirmaram a importância da prevenção.

"A prevenção é fundamental para se evitar acidentes fatais como este, e os trabalhadores das empresas de cromação precisam ficar alertas. O sindicato desenvolve um trabalho sério de saúde e segurança nas fábricas — mas os trabalhadores precisam denunciar qualquer situação de risco e irregularidade para que possamos atuar mais ofensivamente e cobrar as empresas", afirma o diretor Luisinho.

O acidente

Os quatro metalúrgicos morreram intoxicados por gás quando limpavam resíduos químicos de um tanque. O primeiro, José Vicente de Carvalho inalou o gás e caiu sem sentidos dentro do tanque.

Os ajudantes Geraldino Oliveira Souza, Claudevan Santana Cruz e Gilmar Alves da Silva morreram ao tentar socorrer o colega. Outros dois funcionários estão internados no Hospital Municipal Campo Limpo. Segundo Luisinho, os trabalhadores estavam em hora extra.

Fonte: Metalúrgicos.org