Piauí comemora adesão à Independência em Piracuruca e Oeiras 

Datas sempre foram significativas no Estado e consideradas entre as mais importantes pela população e gestores. Governo entregará condecoraçõres e promoverá atividades especiais. 

O Piauí foi considerado um dos estados mais combativos na luta pela Independência do Brasil. A nação encontrou aqui um povo ávido por se livrar do domínio português. Mesmo sem armamento adequado para enfrentar o exército lusitano, os piauienses autodeclararam-se livres. Hoje, 188 anos depois, o governo reconhece as datas como pontos importantes da história do estado e dignos de comemoração. 
 
No próximo dia 22, as solenidades aconteceram em Piracuruca, que em 1823, a esta data, declarou-se livre de Portugal. Ainda que a Independência tenha sido proclama em setembro de 1822, muitas comunidades permaneceram sob o controle da metrópole portuguesa. As comemorações começam às 8h, um culto em ação de graças. Logo em seguida, às 10 horas, a igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo celebrará uma missa. Por fim, acontece a solenidade de entrega da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí no Grêmio Recreativo Pirarucuquense.
 
Oeiras também recebe solenidade em Alusão ao 188º aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil. A data será comemorada na primeira capital piauiense no dia 24 deste mês com o hasteamento de bandeiras e desfile militar às 8h. Às 8h30, um culto, seguido da missa, às 10h. O Cine Teatro Oeiras recebe, às 11h, a entrega do Mérito Renascença.
 
Em março, o estado comemora ainda um dos principais levantes contra o domínio português. A Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, marcou época e engrandeceu o histórico de lutas dos piauienses.

Da redação do Vermelho no Piauí com informações do Portal Cidadeverde.com