CPRH inicia análise do perfil das praias nesta quinta

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha, e a Prefeitura de Itamaracá dará início às atividades de monitoramento de perfis de praia, amanhã e depois (20 e 21) na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco.

A ação é parte do Projeto Monitoramento Ambiental Participativo (Mapa) da Orla. O objetivo é desenvolver um modelo de monitoramento da orla aplicável a todos os municípios costeiros do estado, com base nesta experiência piloto desenvolvida em Itamaracá.

Inicialmente, serão monitorados nove perfis morfológicos, situados nas praias do Forte, São Paulo, Forno da Cal, Bairro Novo, Fortim, Pilar, Jaguaribe, Sossego e Enseada dos Golfinhos. Esses perfis já possuem referências em levantamentos anteriores, datados dos anos de 1987,1988, 1997 e 2009. Deste modo, será possível comparar a atual situação das praias a suas configurações anteriores.

Este acompanhamento permitirá constatar se as praias monitoradas vêm apresentando processos de erosão ou progradação (oposto ao da erosão). Assim, os resultados colhidos serão importantes subsídios ao planejamento e controle ambiental da costa pernambucana.

O Mapa também prevê a análise contínua de outros parâmetros, como a linha de preamar máxima atual (limite para mensuração de faixa não edificante, de acordo com a lei 14.258/2010) e indicadores de ocupação. Também está contemplada a participação de pessoas que moram ou exercem alguma atividade na orla, integrando a equipe de monitores.

O projeto de Monitoramento Ambiental Participativo foi um dos selecionados para receber financiamento do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema). “O projeto traduz a proposta da CPRH de promover o ordenamento da orla, contribuindo para os objetivos estratégicos do plano estadual de enfrentamento às alterações climáticas e inserindo na Gestão Ambiental do Litoral de Pernambuco”, comenta o diretor presidente da CPRH, Hélio Gurgel.

Fonte: Site da Sectma