João Ananias quer movimento para reabrir emergência do HWUC

O deputado João Ananias (PCdoB) disse, na manhã desta quinta-feira (20/01), durante a sessão plenária, que tentará formar um movimento, composto por entidades, políticos e profissionais de saúde, para tentar reabrir a emergência do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), o Hospital das Clínicas. O setor, de acordo com o deputado, está desativado há 18 anos.

“Faço uma conclamação para que a bancada da Assembleia e a bancada federal cearense, junto com o pessoal da saúde, assine um documento para chegar à Presidência da República, solicitando a reabertura da emergência, tão importante para a população e para os estudantes de medicina do Estado”, disse, acrescentando que tentará, antes, articular o pedido junto aos ministérios da Educação e da Saúde.

Ananias lembrou que, quando foi secretário de Saúde do Estado, vivenciou a crise da falta de leitos em unidades hospitalares do Ceará. “Há falta de leitos nas UTIs e no setor de emergência. Quando isso ocorre, a família vai reclamar e cobrar do Estado. Mas isso é um direito dela e um dever do Poder Público”, avaliou, dizendo que, se a emergência do HUWC voltasse a funcionar, já diminuiria essa crise.

Ainda segundo ele, os futuros médicos formados pela Universidade Federal do Ceará (UFC) “perderam em aprendizagem com o fechamento da emergência do HWC”. Ele ressaltou que “a condição da urgência e emergência deixa no médico uma condição do saber eivada de conhecimento”. Por isso, segundo o parlamentar comunista, o estudante de medicina “precisa de uma estrutura apta para que ele aprenda a exercer e colocar em prática, com magnitude, seus conhecimentos”.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) disse que “permeia, em nós médicos, um toque do romantismo saudoso daquela época em que a emergência do Hospital das Clínicas funcionava”. Segundo ele, o seu fechamento “eclodiu como uma bomba no meio médico e no seio maior da academicidade cearense”. Contudo, como ele frisou, até hoje não conseguiram reativá-la.

Hugo defendeu, ainda, o funcionamento de emergências em todos os hospitais universitários do País. “Precisamos de uma medida com amplitude nacional para obrigar a todos os hospitais federais, usados pelas faculdades, a terem emergência 24 horas”, pontuou.

Áudio (Disponibilizado por uma semana)

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL