Sem categoria

Atentado em aeroporto de Moscou deixa 35 mortos e 130 feridos

Ao menos 35 pessoas morreram e 130 ficaram feridas em consequência de uma explosão ocorrida nesta segunda-feira no aeroporto internacional de Domodedovo, em Moscou, informou o Ministério da Saúde da Rússia. Dos 130 feridos, 20 estão em estado grave e correm risco de morte. Autoridades russas afirmaram que se trata de uma "ação terrorista".

"O Comitê de Instrução qualificou a explosão em Domodedovo como atentado terrorista", informou o porta-voz da instituição, Vladimir Markin. Três homens são procurados pelas autoridades russas suspeitos de envolvimento com o ato, segundo a agência de notícias russa Interfax. Eles seriam da região separatista do Cáucaso.

O presidente russo Dmitri Medvedev defendeu punição àqueles que estiverem por trás da explosão. "A segurança será reforçada na região dos principais meios de transporte. Lamentamos as vítimas do ataque terrorista no aeroporto de Domodedovo. Os autores serão perseguidos e punidos", escreveu Medvedev no Twitter. O líder russo também adiou sua viagem a Davos, onde participaria do Fórum Econômico Mundial.

Ele convocou uma reunião de urgência com o procurador-geral, o chefe do comitê investigativo e o ministro dos Transportes no Kremlin. O governo russo anunciou uma série de medidas para reforçar a segurança no país. O primeiro-ministro, Vladimir Putin, foi informado sobre a explosão, segundo seu porta-voz.

A tragédia ocorreu por volta das 16h40 locais (11h40 de Brasília) no terminal de desembarque internacional. Segundo a agência russa RIA Novosti, muita fumaça podia ser vista na área de Domodedovo após a explosão, que teve uma potência equivalente a 7 quilos de TNT. Um forte cheiro de queimado também era sentido por testemunhas.

O aeroporto de Domodedovo, um dos quatro da capital russa, suspendeu imediatamente a chegada de vários voos internacionais. Os aviões estão sendo desviados para o aeroporto de Sheremetyevo. Antes da explosão, no entanto, algumas aeronaves vindas de Dusseldorf, na Alemanha, Odesa, na Ucrânia e Londres, na Inglaterra, chegaram a posar no aeroporto russo.

Domodedovo é o aeroporto mais movimentado que serve Moscou, sendo utilizado por muitos executivos e turistas. Ele está localizado a 42 km do centro da capital russa. No terminal, que teve de ser fechado em dezembro do ano passado após um corte de energia elétrica, operam 76 companhias russas e estrangeiras.

Não é a primeira vez que o aeroporto Domodedovo e alvo de um atentado terrorista. Em 2004, dois tchetchenos explodiram dois avioes no mesmo aeroporto, provocando a morte de 90 pessoas.

Com agências