Sem categoria

Eleições para Mesa Diretora antecipam movimentação no Congresso

A movimentação na Câmara e Senado já aumentou nesta segunda-feira (24). A semana que antecede o início dos trabalhos legislativos será marcada pelas articulações políticas em torno das eleições para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, que acontecem no próximo dia 1º. Nas duas casas, o cargo para Presidente está praticamente definido, com Marco Maia (PT-RS) na Câmara e José Sarney reconduzido ao cargo de Presidente do senado. A disputa maior é pelos demais cargos da Mesa Diretores.

Na Câmara, o deputado Marco Maia (PT-RS) desponta como candidato único. Já reuniu em torno de si o apoio de 10 partidos. O deputado Sandro Mabel (PR-GO) ameaça lançar candidatura solo, mas não conta com o apoio nem de sua legenda. No Senado, a reeleição do presidente José Sarney (PMDB-AP) é quase certa.

O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), chega a Brasília nesta quarta-feira (26) para discutir as disputas internas por cargos na Mesa e pelo comando das comissões, e articular a formação de um amplo bloco de apoio ao governo, com a participação do PDT, PSB, PCdoB, PR e PRB.

Na quinta-feira (27), a bancada petista se reúne para escolher um nome para a Primeira Vice-Presidência, cadeira que o partido vai pleitear na Mesa Diretora. A ex-prefeita Marta Suplicy (SP) e o ex-ministro da Previdência José Pimentel (CE) disputam o cargo. Se não houver consenso, a disputa vai para o voto.

Desafios do Congresso

Em campanha, Marco Maia destaca os desafios do Congresso Nacional em se unir pelo combate à erradicação da miséria, bandeira do governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, outros grandes desafios do Congresso são as reformas política e tributária.

Ele também ressalta as boas perspectivas para o país na área econômica. “Estamos vivendo um momento de pleno emprego em algumas regiões, com um salário mínimo de mais de 300 dólares – quando no início do Governo Lula a batalha era chegar a 100 dólares -, porém precisamos manter o país no ritmo atual de desenvolvimento econômico e social, este é outro grande desafio do Congresso”, lembra.

Em relação ao perfil dos parlamentares da nova legislatura, Marco Maia afirma que é de centro-esquerda, no qual mais de 60% dos parlamentares são da base do Governo. “Houve uma renovação em torno de 46%, aumentou o número de partidos de 17 para 22 e uma pequena redução da bancada feminina”, afirma.

Maia conquistou apoio para sua candidatura assumindo com os líderes partidários o compromisso de respeitar o critério da proporcionalidade na hora de preencher os cargos da Mesa e nas comissões técnicas. Também se comprometeu a adotar o diálogo como principal ferramenta na condução dos trabalhos.

Maia está na presidência da Casa desde dezembro, quando o então ocupante da cadeira, Michel Temer, renunciou ao cargo para assumir a Vice-Presidência da República.

Primeiro dia

A Câmara dos Deputados já divulgou o cronograma para a posse dos deputados para o mandato de 2011/2015, e para a eleição da Mesa Diretora, biênio 2011/2012. A sessão preparatória para a posse terá início às 10 horas do dia 1º de fevereiro. Às 13h30, termina o prazo para eventual formação de blocos partidários.

A seguir, das 14h30 às 16 horas, está prevista reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora, de acordo com o critério da proporcionalidade partidária. Nesse caso, a definição deve levar em conta a bancada formada na última eleição e, eventualmente, os blocos formados dentro do prazo estipulado.

Já o registro de candidaturas aos cargos da Mesa Diretora da Câmara têm prazo limite estipulado para às 17 horas e, na sequência, às 18 horas, começa a sessão preparatória para a eleição da nova direção da Casa que comandará a Câmara dos Deputados no próximo biênio.

De Brasília
Com agências