Cariri: Jornalistas são receptivos com campanha de sindicalização

Dando continuidade a uma das principais propostas da atual diretoria do Sindjorce para este mandato – a interiorização das atividades do sindicato -, o presidente da entidade, Claylson Martins, acompanhado pela diretora Cláudia Vidal, visitou as redações das TVs Verdes Mares e Verde Vale e do Jornal do Cariri, em Juazeiro do Norte, na última semana. A receptividade dos jornalistas da região foi positiva, com interesse na sindicalização e questionamentos sobre piso salarial e jornada de trabalho.

Esta foi a primeira vez que o presidente do sindicato visitou o interior em campanha de sindicalização. A possível implantação de um escritório em Juazeiro do Norte é uma das alternativas da atual diretoria para descentralizar as atividades sindicais. Nessa primeira visita os dirigentes do Sindjorce já identificaram alguns dos problemas mais comuns e sérios enfrentados pelos jornalistas da região, como os salários inferiores ao piso da categoria e jornada de trabalho excessiva.

Com o slogan "Em legítima defesa, sindicalize-se", a campanha esclarece o que é o Sindicato, como funciona, que funções ele cumpre e como é mantido, ressaltando a importância da sindicalização para a defesa dos direitos do trabalhador e para a força da categoria junto ao patronato. As principais redações do município receberam o material informativo com ficha de sindicalização e orientações sobre o processo de retirada do registro de jornalista no Ministério do Trabalho.

Os dirigentes do Sindjorce foram recebidos pelo jornalista Luís Celestino, coordenador do Curso de Comunicação Social da UFC do Cariri. Com agenda corrida, Claylson já confirmou que, posteriormente, visitará as rádios Vale FM, Tempo FM e Padre Cícero FM. "É grande o anseio dos profissionais, teremos que visitar as rádios com mais calma", comentou Cláudia Vidal.

Para ela, a região do Cariri vem crescendo e merece uma atenção especial do Sindicato, principalmente agora com a implantação do Curso de Comunicação da UFC em Juazeiro, além de outros cursos de jornalismo nos estados vizinhos que formam profissionais para região. "É preciso trabalhar a conscientização da categoria", justificou.

Fonte: Sindjorce