Chico Lopes: FIES é caminho para mais estudantes na universidade

“O FIES é uma grande oportunidade para os estudantes que não podem arcar com o pagamento de um curso superior, mas querem seguir para a universidade”. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que destaca o início, esta segunda-feira, das inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior.

O programa financia a mensalidade de estudantes de baixa renda em cursos superiores e o benefício pode ser solicitado a qualquer momento, durante o período letivo. Graças a uma emenda de autoria de Chico Lopes, o percentual de financiamento dos cursos passou de 60% para 100%, garantindo mais oportunidades aos estudantes.

Os estudantes devem estar matriculados em cursos que tenham resultado satisfatório nas avaliações do Ministério da Educação, em universidades que tenha aderido ao FIES. Também é necessário que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“É uma grande oportunidade que o Governo Federal oferece para os estudantes que têm vontade e determinação de cursar uma universidade, mas não podem pagar pelo curso hoje”, destaca Chico Lopes, que trabalhou para que os estudantes pudessem ter direito a financiar o valor integral do curso. “Antes o estudante tinha algum receio de recorrer a mecanismos como o do crédito educativo, e depois não conseguir pagar pelo financiamento. Hoje as condições são bem mais favoráveis”, enfatiza Chico Lopes, lembrando que, após formados, os profissionais podem contar com até três vezes o tempo de duração do curso para quitar sua dívida, com juros de não mais que 3,4% ao ano.

“A ampliação do acesso à universidade é uma das maiores conquistas do governo Lula, e fiquei feliz de poder contribuir para isso, com a emenda dos 100% do financiamento pelo FIES. A educação é o grande caminho para a transformação social, e hoje não é só o filho do rico, ou da classe média alta, que pode se orgulhar de chegar à universidade e batalhar por uma vida melhor”, complementa Chico Lopes.

Como participar

O primeiro passo para a inscrição no FIES é cadastrar uma senha no site do programa (HTTP://sisfiesportal.mec.gov.br), informando dados pessoais e acadêmicos. O estudante pode optar por solicitar o financiamento à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil.

Concluída a inscrição, o aluno tem prazo de 10 dias para procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua universidade, que irá validar as informações. Com o documento de regularidade emitido pela CPSA, o candidato deve procurar a agência bancária para formalizar o contrato em até 20 dias após a conclusão da inscrição no site do programa.

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Federal Chico Lopes – PCdoB