Mulheres discutem combate ao tráfico de mulheres durante a Copa

Encontro contou com a participação de representantes das secretarias estaduais de Defesa Social, Educação e de Direitos Humanos, além de técnicas de diversas pastas municipais.

A secretária Especial da Mulher do Recife, Rejane Pereira, iniciou nessa segunda (31), uma ampla articulação com os órgãos municipais e estaduais para definir uma agenda comum de trabalho visando estratégias de prevenção à violência e ao tráfico internacional de mulheres durante os jogos da Copa do Mundo de 2014.

O encontro aconteceu no 11º andar da Prefeitura (sala de reuniões da secretaria de Administração e Gestão de Pessoas) com a participação de representantes das secretarias estaduais de Defesa Social, Educação e de Direitos Humanos. Ao local também compareceram técnicas das pastas municipais da Mulher; Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Educação, Esporte e Lazer; Saúde, além da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo.

Na ocasião, a secretária Rejane Pereira revelou que já começou a dialogar com as prefeituras de Fortaleza, Natal e Salvador, que também sediarão os jogos, visando regionalizar as ações fortalecendo o trabalho. Ela lembrou que já existe um compromisso político da gestão João da Costa com as questões de gênero e revelou que no encontro de Fortaleza, ocorrido há duas semanas, foi definida a formalização de um consórcio entre as quatro capitais para prevenir e combater o tráfico de mulheres.

“Vamos também convidar a Rede Mercocidades, por meio da sua Unidade Temática de Gênero, e a Unifem – o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, pois esses órgãos podem contribuir com nossa causa por meio dos projetos que eles já desenvolvem na perspectiva de gênero”, argumentou Rejane Pereira. A secretária adiantou, ainda, que o tema será aprofundado no Seminário Internacional de Tráfico de Mulheres e o Trabalho Doméstico que a Rede Mercocidades realizará no Recife, ainda nesse semestre.

Para a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao tráfico de Pessoas da Secretaria Estadual de Defesa Social, Jeanne Aguiar, é importante a luta das mulheres e a consolidação da articulação entre Estado, municípios e as instituições de prevenção e combate ao tráfico de seres humanos. Participaram da reunião, Auristela Araújo e Wellcherline Lima, da secretaria Estadual de Educação; Nara Galindo, da pasta Estadual da Mulher, e Nancy Feijó, presidente a Associação Pernambucana das Profissionais de Sexo.

Fonte Prefeitura do Recife