Bahia lança campanha oficial para abertura da Copa 2014

Nesta quinta-feira (3/2), às 8h30, no Grande Hotel da Barra, a Bahia lança sua candidatura oficial para receber a abertura dos jogos do Mundial de 2014. Patrocinada pelo Salvador Convention Bureau e com apoio institucional da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa – Secopa, a campanha defende a experiência baiana em produzir grandes eventos, como o carnaval, o que, portanto, credencia a cidade, palco da maior festa de rua do mundo, a realizar a festa e o jogo inaugural da Copa.

Marca Nova Arena Fonnte Nova

A expectativa de visitantes em Salvador, no período da Copa, é de 70 mil pessoas, em contraponto aos 2 milhões de baianos e mais 400 mil turistas que a cidade recebe durante a folia momesca. Este ano, inclusive, um grupo de dirigentes da FIFA virá conhecer a estrutura e o funcionamento do carnaval.

Com o jingle “O primeiro passe, o primeiro drible, o primeiro gol, tem que ser em Salvador”, a campanha reforça a idéia do estado enquanto berço do país e, consequentemente, do futebol. A proposta também é de descentralizar as ações em torno da Copa, permitindo uma maior congregação entre as sedes, com a abertura dos jogos na capital baiana, o Centro de Mídia já confirmado em São Paulo, assim como o jogo de encerramento, que será no Rio de Janeiro, no Maracanã.

Arena Fonte Nova

Expertise em grandes eventos o estado já tem, e a estruturação da cidade para receber os jogos é prioridade no Governo do Estado. As obras do novo estádio estão dentro do cronograma inicial e o projeto atende ao caderno de exigências da FIFA. Em recente matéria publicada na Folha de São Paulo, a Nova Arena Fonte Nova desponta com um dos dois estádios em estágio mais avançado entre todas as 12 sedes.

Dentre os projetos prioritários para a organização do Mundial, destaca-se, ainda, a revitalização do Porto de Salvador e a reforma do Aeroporto; a construção do Corredor Estruturante Aeroporto/Acesso Norte para fluxo direto e exclusivo de ônibus; a ampliação da rede hoteleira; e os programas de qualificação e capacitação profissional dirigida aos diversos ramos de atuação durante a Copa, a exemplo das baianas de acarajé, taxistas e recepcionistas.

Para aderir à campanha, basta assinar o manifesto em prol da abertura dos jogos na Bahia. O documento estará disponível online, no portal da Secopa, a partir de quinta-feira.

Da redação local, com informações da Ascom/Secopa