Centrais aprovam calendário de lutas e 1º de Maio unitário na BA

As centrais sindicais estão unidas na Bahia por um projeto de desenvolvimento nacional com valorização do trabalho. A decisão unitária é intensificar a pressão pelo aumento do salário mínimo para R$ 580, a correção da tabela do Imposto de Renda, o estabelecimento do piso regional, além de outras demandas da classe trabalhadora. As Centrais decidiram ainda pela continuidade das lutas na defesa de uma agenda positiva pela manutenção e ampliação das conquistas sociais e trabalhistas.

As entidades se reuniram para discutir os temas na 2ª feira (dia 01), na sede da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia -Fecombase, em Salvador. No encontro, os sindicalistas aprovaram a instalação do Fórum Baiano das Centrais Sindicais, espaço permanente de dialogo e ações unitárias voltadas para a implementação de uma agenda positiva, com o objetivo de intensificar as lutas a partir da construção de um calendário unificado de atividades, bem como a realização este ano do 1º de Maio Unificado na Bahia.

Participaram da reunião representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia (CTB- Bahia), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB). Entre as iniciativas, a realização de uma manifestação em defesa da valorização do salário mínimo no Aeroporto 2 de Julho (8/2), Seminário das Centrais Sindicais (25/03) e uma manifestação em defesa da cidade de Salvador (29/3), dia do aniversário da capital baiana.

Por iniciativa ainda, as centrais realizarão um encontro com o Dieese para debater uma proposta de piso regional, como elemento fundamental na busca do dialogo e entendimento entre os trabalhadores e o governo da Bahia.

Está previsto a confecção de um documento destacando pontos como o reajuste do salário mínimo e das aposentadorias para ser entregue aos parlamentares e distribuído para população. Para Adilson Araújo, presidente da CTB Bahia, "as mudanças políticas em curso proporcionam maior protagonismo da classe trabalhadora. A realização do 1º de Maio unitário é um bom sinal de maturidade das centrais, importante avanço que fortalece ainda mais a nossa unidade. É hora dos sindicatos reforçarem a pressão na base, realizando manifestações e fortalecendo a luta por um digno e justo reajuste no salário mínimo e pela imediata correção da tabela do IR", afirmou.

Fonte: Ascom/CTB – BA