Lucia Antony reafirma compromisso de fazer um mandato popular

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) deu o tom de como será seu mandato ao tomar posse, nesta sexta-feira (04/02), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Ela reafirmou o compromisso de trabalhar com os movimentos sociais, lutar pelo desenvolvimento sócio-econômico da cidade e defender assuntos de interesses da população como saúde, educação e transporte coletivo. “Retorno para contribuir para consolidar ainda mais essa política de desenvolvimento para Manaus”, disse.

Uma das bandeiras que a parlamentar pretende levantar de imediato é a questão do transporte público, que ainda é precário em Manaus. Para Lucia Antony, o atual modelo de gerenciamento do sistema precisa ser modificado, defendendo inclusive uma intervação caso haja necessidade. “Não podemos ter medo do remédio certo por mais amargo que seja. Comungo com a idéia da população de Manaus que quer ver resolvido o problema do transporte coletivo cuja concessão ao consórcio Transmanaus foi um equívoco, pois não houve melhorias ao sistema. O problema não é simples, mas também não é algo impossível de se resolver”, disse.

Lucia Antony pediu que os demais vereadores assumam suas responsabilidades diante de um assunto tão delicado para a população, clamando para que a Câmara venha a intermediar a discussão entre a sociedade civil e o Executivo.

Atuação parlamentar
No discurso de posse, a vereadora Lucia Antony lembrou que o mandato que assume foi conquistado com a luta da militância comunista que, nas eleições de 2008, conseguiu fazer o coeficiente eleitoral suficiente para eleger um parlamentar, apesar de o PCdoB ter concorrido com chapa própria.
Na ocasião, a vaga foi ocupada por Marcelo Ramos que, em seguida, abandonou a legenda e ingressou no PSB, mas reteve o mandato, privando o tradicional partido do Legislativo Municipal. “Esse mandato ficou ausente do partido por algum tempo. Agora retorna para que o PCdoB possa imprimr sua marca na Câmara Municipal de Manaus e trabalhar pelo desenvolvimento econômico, social e moral”, disse.

Lucia Antony afirmou que vai fazer uma oposição responsável ao Executivo Municipal, lembrando que o PCdoB possui divergências históricas com atual prefeito Amazonino Mendes devido a política neoliberal adotada durante sua gestão. “Nosso mandato não vai ser marcado pela crítica, oposição pela oposição, mas por propostas que possam garantir políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas e da cidade. Se ele (Amazonino) mudar de postura, abandonar o projeto neoliberal e evoluir para um diálogo com os movimentos sociais, quem sabe estaremos do mesmo lado. No momento, estamos na oposição”, salientou.

Posse prestigiada
Políticos, sindicalistas, líderes religiosos, de mulheres, estudantis, comunitários e representantes dos movimentos sociais marcaram presença no plenário da Câmara Municipal de Manaus para prestigiar a vereadora Lucia Antony, que foi empossada juntamente com outros dois vereadores, Fabrício Lima (PRTB) e Waldemir José (PT). Estiveram presentes os secretários estaduais da Produção Rural, Eron Bezerra, e de Esportes, Julio César Soares, os senadores João Pedro (PT) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), o deputado federal Francisco Praciano (PT), deputados estaduais como Conceição Sampaio (PP) e Ricardo Wendling (PT), além de vários vereadores. “A presença da Lucia Antony na Câmara vai contribuir para a preparação da Copa do Mundo de 2014, por sua experiência, capacidade e determinação”, afirmou o secretário Julio César.

“A Lucia Antony sempre contribuiu com o movimento estudantil. O retorno dela, é o retorno dos movimentos sociais à Câmara”, destacou Yann Evanovich, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

“A Câmara estava precisando de alguém como a Lucia Antony porque ela vai trazer a pauta das mulheres de novo à Casa como a questão das creches municipais. Desde quando ela saiu, a discussão sobre as mulheres não avançou na Câmara”, falou a presidente da União Brasileira de Mulheres do Amazonas (UBM), Vanja Santos.

“A Lucia Antony vai ser uma grande voz na Câmara Municipal, não só para os educadores, mas para todos”, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Amazonas (Sinteam), Isis Tavares.

De Manaus,
Anwar Assi